Conheça a oração para Oxóssi, orixá regente da quinta-feira

Na Umbanda, a entidade da quinta-feira é Oxóssi. Ele é considerado o orixá da caça, das matas e dos animais

Oxóssi
Oxóssi é o orixá regente das quintas-feiras – Reprodução / Redes Sociais

Reverenciado às quintas-feiras, Oxóssi é o Orixá que personifica a caça, as matas e os animais na rica tapeçaria das religiões de matriz africana. Sua energia está intrinsecamente ligada à fartura, ao sustento e à proteção da natureza. Portanto, é ele o provedor e o grande caçador que garante o alimento e a prosperidade.

Publicidade

Sincretizado em muitas tradições com São Sebastião, ele é o arqueiro certeiro, aquele que não erra o alvo. Ele representa a destreza, a inteligência estratégica e a capacidade de prover o essencial para a sobrevivência e o bem-estar. Seus devotos buscam em sua força a sabedoria para superar desafios, a persistência para alcançar objetivos e a conexão com a vitalidade do mundo natural.

As florestas são seu domínio. Por isso, é lá que sua presença é mais sentida, nas trilhas, no canto dos pássaros e no sussurro do vento entre as folhas. Assim, nos lembra da importância de respeitar e preservar o meio ambiente, compreendendo que dele provém grande parte de nossa subsistência e equilíbrio.

A cor verde escuro o representa, em associação às florestas. No entanto, também pode ser retratado pelo tom azul-turquesa.

Oração a Oxóssi

Por fim, para aqueles que desejam se conectar com a energia de Oxóssi e pedir sua bênção, a oração a seguir é um caminho para expressar devoção e solicitar sua proteção:

“Okê Arô, Oxóssi, Rei das Matas! Senhor da fartura e da caça, Com seu arco e flecha certeiros, Guia-me pelos caminhos da vida.

Que sua fartura nunca me falte, Que sua inteligência me inspire, Que sua proteção me envolva, E que a natureza me abençoe.

Traga a caça, a prosperidade, A saúde e a paz. Defenda-me dos perigos, E ilumine meus passos.

Publicidade

Okê Arô, Oxóssi! Axé!”

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.