Publicidade
Ilumine seus caminhos com essas 3 orações para Santa Luzia, grande protetora dos olhos
Ilumine seus caminhos com essas 3 orações para Santa Luzia, grande protetora dos olhos – Wikimedia Commons

Em 13 de dezembro celebramos o Dia de Santa Luzia, conhecida popularmente entre a comunidade católica como a protetora dos olhos, padroeira dos oftalmologistas e dos que têm problemas de visão.

Publicidade

História de Santa Luzia

Santa Lúcia de Siracusa nasceu na cidade de Siracusa, localizada na Itália, em 27 de março do ano de 283 d.C. Descente de uma família rica, fez um voto de castidade e prometeu que dedicaria sua vida à graça do Senhor.

Ainda jovem, revelou para a mãe que escolhera doar todo seu dinheiro para os pobres. Como conta a história, a progenitora respondeu: “Luzia minha filha, tudo o que é meu e de seu falecido pai é teu, por isso faça o que queres”. A Santa havia perdido o familiar aos 5 anos de idade.

As doações para os carentes de bens foi a prova concreta de que Luzia seguira o cristianismo. As autoridades romanas, que iam contra sua crença, puniram a jovem arrancando-lhe os olhos. O que eles não imaginavam é que a Santa, milagrosamente, ganharia olhos novos, tão lindos quanto os primeiros. Porém, a dádiva não foi suficiente para evitar que o governo da época desistisse das punições. Foi, então, no dia 13 de dezembro do ano de 304 d.C., que Luzia teve sua cabeça decepada.

3 orações para Santa Luzia

Oração para curar doenças nos olhos

“Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que, os vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos, para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos, eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos. Amém”.

Publicidade

Oração para alcançar a serenidade

“Ó gloriosa Santa Lúcia, Vós que vivestes a dura experiência da perseguição, obtém do Senhor que tire do coração dos homens toda intenção de violência e vingança. Consolai os nossos irmãos enfermos que partilham a experiência da paixão de Cristo com a sua doença. Que os jovens vejam em ti, que te ofereceste inteiramente ao Senhor, modelo de fé que orienta toda a vida. Ó virgem mártir, celebrando o teu nascimento no céu, tanto para nós como para a nossa história de cada dia, um acontecimento de graça, de caridade fraterna, de esperança mais viva e de fé mais autêntica. Amém”.

Oração para abrir caminhos

“Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer o meu Deus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém. Santa Luzia, rogai por nós!”.

Publicidade