Publicidade
Oscar Quiroga, astrólogo – CARAS Digital

Quem não brincou, quando criança, de ligar os pontos com um lápis? Essa experiência treina a mente para ir além do sentimento de estar diante de um enigma que ainda perturba o raciocínio porque o resultado se esconde. Ao juntar os pontos, a fi gura, antes pressentida, emerge e a alma humana experimenta a lucidez. Na astrologia, essa clareza está vinculada ao planeta Mercúrio, e cada signo o utiliza de acordo com seu estilo. 

Publicidade
Dizem que as pessoas de Áries não têm paciência com o suspense, mas são justamente elas que, por impacientes, precipitam os acontecimentos e promovem a lucidez mesmo que as pessoas não a pretendam. 
Os nativos de Touro são um pouco mais preguiçosos. Como o processo de desvendar o obscuro é árduo, eles demoram mais do que os outros para juntar os pontos. Porém, uma vez feito isso tomam posse e repetem o processo sem problema.
Os geminianos vivenciam um processo mais complexo, porque eles não se conformam com os pontos oferecidos. Inventam novos, multiplicam os existentes e, assim, o desenho que esclarece sua mente é ambíguo, só eles entendem a mensagem que transmite. Para as pessoas de Câncer, a nitidez está ligada às experiências vividas no passado. Elas se apegam ao que um dia viveram e, por isso, conseguem fazer narrativas muito claras de eventos que as outras pessoas esqueceram. Sua lucidez é a memória. As de Leão se posicionam continuamente como protagonistas do processo que joga luz sobre as coisas. São, na verdade, um dos pontos do cenário – sem o qual o resultado seria incompleto. 
Virginianos, por sua vez, precisam ter antecipadamente uma ideia de que esse trazer à luz servirá para algo prático, pois têm dificuldade de conceber um esclarecimento que careça de aplicação imediata ou que seja abstrato demais para ter utilidade. Os pontos que precisam ser atados, na visão dos librianos não são pontos, mas pessoas. Eles desenvolvem lucidez por meio de relacionamentos e, por isso, sempre sabem muito bem quem combina com quem. 
No mundo escorpiano, esse processo é intrincado, pois, para os nativos, em vez de todos os pontos terem utilidade, vários deles são descartados na tentativa de, paradoxalmente, encontrar esclarecimento através de caminhos mais tortuosos. 
As pessoas de Sagitário não se conformam com pouca coisa. Precisam agregar pontos para que o futuro desenho da lucidez seja mais complexo, requerendo espírito de aventura para ser completado. Entre os capricornianos, a lucidez consiste em reconhecer que há um lado sombrio e outro luminoso que caminham lado a lado o tempo inteiro, como se houvesse dois pontos em vez de um, em cada lugar. 
Para as almas aquarianas n ão importa o desenho que emergir, sempre haverá outro e outro, numa infinita rede de possibilidades que, para ser estabilizada, dependerá apenas do que se deseja saber. Já para o pisciano, Mercúrio oferece a possibilidade de reconhecer que os pontos, o ser interior que percebe e o ato de perceber são uma coisa só: o Universo.