Mercúrio Retrógrado 2023: quando acontecerá e como aproveitar o evento astrológico?
O fenômeno Mercúrio Retrógrado tem fama de dificultar as comunicações, mas devemos aproveitar para reorganizar e definir novos caminhos

O fenômeno Mercúrio Retrógrado tem fama de dificultar as comunicações, mas devemos aproveitar para reorganizar e definir novos caminhos
Mercúrio Retrógrado é um fenômeno astrológico que ocorre quando o planeta Mercúrio parece estar se movendo de forma contrária em relação à Terra. Isso pode afetar a comunicação, os projetos, as viagens, a tecnologia e a tomada de decisões.
A retrogradação de um planeta pode ser vista como uma oportunidade para reavaliar, reorganizar e definir novos caminhos. Como Mercúrio é o planeta regente da comunicação e do intelecto, é um bom momento para se concentrar em atividades introspectivas e reavaliar nossas atitudes e comportamentos.
Por outro lado, Mercúrio Retrógrado nos deixa mais atentos aos imprevistos e falhas de comunicação e, por isso, muitas pessoas enxergam a retrogradação como um sinal de desastre. Mas, na realidade, essa é uma oportunidade para aprender que tudo depende do ponto de vista.
As mudanças de rumo e dúvidas que surgem durante esse período podem ser entendidas como uma “pedra no sapato”, mas também podem ser vistas como uma chance para reavaliar, reorganizar e definir novos caminhos.
Para aproveitar melhor a retrogradação de Mercúrio, sem focar apenas nos desafios, você pode:
Então, uma das metas para 2023 é enxergar Mercúrio Retrógrado como uma oportunidade de crescimento para que a retrogradação seja uma aliada e não uma inimiga. Para isso, precisamos estar atentas às retrogradações de 2023:
Touro é um signo de Terra que valoriza a segurança, a estabilidade e a consistência. Quando Mercúrio fica retrógrado em Touro em 2023, é especialmente comum que ocorram atrasos em assuntos financeiros e materiais, como pagamentos, compras e transações.
Sendo assim, é um momento para avaliar o valor real das coisas, rever as finanças e ajustar o orçamento. A comunicação pode se tornar mais teimosa e inflexível, mas também pode ser um período para repensar os valores e encontrar novas formas de ser sustentável.