O que significa a medalha de Nossa Senhora das Graças?

Neste 27 de novembro, é comemorado o dia de uma das aparições de Maria; sendo assim, viemos te contar um pouco da história da origem do objeto

medalha-de-Nossa-Senhora-das-Graças
Neste 27 de novembro, é comemorado uma das aparições de Maria. Então conheça a história da origem da medalha de Nossa Senhora das Graças – Freepik/pikisuperstar

Neste 27 de novembro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora das Graças. Sendo assim, viemos te contar um pouco da história da origem de sua medalha. Veja abaixo:

Publicidade

Como surgiu a medalha?

Tudo começa em Paris, nesta mesma data do ano de 1830, mais especificamente, na Capela das Irmãs da Caridade de São Vicente de Paulo. A Virgem Maria apareceu para a noviça Catarina Labouré. Primeiramente, a jovem notou que ela estava sobre um globo, que era oferecido a Deus em sinal de súplica. Além disso, a figura pisava em uma serpente e segurava um globo menor com as mãos. Então ela disse à menina: “Este globo representa o mundo inteiro e, cada pessoa em particular”.

Neste momento, começaram a sair raios brilhantes de luz de seus dedos, formando um quadro oval. Nele, estava a frase “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. E, no verso, contava com um M em cima de uma cruz e dois corações, um de Maria e outro de Jesus Cristo. Mostrando esta imagem, Maria pediu para que Labouré fizesse uma medalha usando-a como base, e afirmou: “As pessoas que a usarem com fé e confiança receberão graças especiais”. Com o tempo, a medalha se espalhou para além de Paris. De repente, diversas pessoas do mundo inteiro estavam utilizando-a e a chamando de medalha milagrosa, já que estava operando milagres.

Qual o significado da medalha de Nossa Senhora das Graças?

Segundo tradições, cada símbolo tem um significado na medalha. A serpente esmagada é a vitória sobre o mal. Os raios simbolizam as graças que Nossa Senhora deseja conceder. As 12 estrelas, por sua vez, fazem menção à quantidade de tribos de Israel. O coração repleto de espinhos é o de Jesus, já o M é a inicial de Maria. O coração transpassado por uma espada significa o Coração Imaculado de Maria, e, por fim, o travessão e a cruz significam o calvário, realizado a cada Santa Missa.

Leia também: Nossa Senhora da Medalha Milagrosa: Faça um pedido neste 27 de novembro