O que há por trás das cores dos anúncios da Black Friday?
Descubra o que significa cada tonalidade utilizada nos avisos das promoções e veja três dicas para não cair na cilada de pecar pelo excesso nas compras
Descubra o que significa cada tonalidade utilizada nos avisos das promoções e veja três dicas para não cair na cilada de pecar pelo excesso nas compras
A Black Friday está cada vez mais perto e, por todo canto, vemos anúncios coloridos, lojas enfeitadas e vitrines chamativas para atrair o cliente. Então, para não cair na cilada do exagero, o neurocientista Dr. Fernando Gomes trouxe algumas dicas para você. Segue a lista:
De acordo com o especialista, as cores ativam diferentes áreas cerebrais relacionadas à impulsividade. Essas mesmas são as responsáveis por estimula sensações e emoções, ou seja, quando bem trabalhadas, podem incentivar a compra involuntária.
E, já que o cérebro trabalha com o sistema de recompensas, os tons tendem a nos levar para a memória de algo que foi prazeroso. Isso faz com que queiramos adquirir o produto, já que nos remete a algo bom que vivemos. Por exemplo, o vermelho é associado à energia, emoção e dinamismo, não à toa que o Natal foi definido de tal forma pela Coca-Cola, em 1931.
O preto, por sua vez, remete à nobreza, requinte e aciona a memória emocional. Assim, os anúncios da Black Friday possuem a cor predominante. Por fim, o verde e azul são os que ajudam na tomada de decisões e respostas afetivas. Por outro lado, o branco é raramento encontrado, pois é percebido pelo córtex frontal, uma área que promove sensação de calma, o que não ajuda nas compras da forma que os lojistas desejam.
Finalmente, para concluir, o profissional dá algumas dicas para não sair comprando objetos que você não planejou e muito menos queria inicialmente.
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