Publicidade

Como comprar um bom azeite? Nutricionista dá dicas

Não deixe de anotar essas 3 dicas para escolher um produto de qualidade na hora que for ao mercado; confira

como-comprar-um-bom-azeite
Como comprar um bom azeite? Nutricionista dá dicas – Pexels/RDNE Stock project

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) informou que o azeite ficou 44,23% mais caro entre 2020 e 2024. Com o preço nas alturas, não dá para bobear e ficar adquirindo produto com pouca qualidade, né? Então, para não errar na escolha, chamamos a nutricionista Andrea Ferrara para te dar algumas dicas de como comprar um bom azeite.

Publicidade

Cor do frasco

O primeiro passo ao escolher um azeite de mercado é conferir onde ele está e qual a cor do frasco, que deve ser escura para proteger da claridade e, consequentemente, da oxidação lipídica. Sendo assim, sempre procure por embalagens verde-escuras, pretas ou âmbar (laranja amarelado) que estejam longe do sol. E, quando chegar em casa, mantenha-o em um lugar fechado, sem luz solar.

Confira a embalagem

Além de olhar a validade, quando o assunto é azeite, vale ficar de olho em outro componente: o PH, que também pode estar identificado através dos termos ácido ou acidez. O valor ideal tem que estar entre 0,8 e 0,2 e a especialista explica o motivo. “Quanto menor o número, mais saudável será o azeite. Isso porque esta quantidade corresponde ao ácido graxo livre, que é o responsável pelo sabor e qualidade do azeite. No caso do 0,2, significa que serão 2 gramas deste componente para 100 gramas do azeite em si”, detalha.

Além disso, esta variação também classifica o azeite em extra virgem. Segundo Ferrara, quando o valor ultrapassa 0,8, ele tem de ser chamado de virgem – que pode ser usado no preparo dos alimentos, mas a qualidade da gordura é reduzida. Porém, ela indica fugir dos classificados como refinados, pois a qualidade da gordura fica muito abaixo.

Se possível, prove

Caso você se depare com alguma degustação de azeites e se interesse em comprar algum deles, não deixe de provar. Se você tiver uma sensação de picância na língua, este será o ideal. “Quanto maior a qualidade do azeite, maior este gosto será. Esta picância tem que ser sentida não só na ponta da língua, mas quando ele escorrega até a garganta”, completa a nutricionista.

Publicidade

Gostou? Então não deixe de salvar essas dicas em algum lugar para lembrar de como comprar um bom azeite.