Publicidade
Papa Francisco anuncia 21 novos cardeais; 2 brasileiros estão na lista
Papa Francisco anuncia 21 novos cardeais; 2 brasileiros estão na lista – Getty Images/Pool

Nesse domingo, 29 de maio, o Papa Francisco anunciou que fará, no próximo 27 de agosto, um consistório para a criação de 21 novos cardeais. 2 brasileiros estão na lista: Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo Metropolitano de Brasília, e Dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo Metropolitano de Manaus.

Publicidade

Papa Francisco anuncia 21 novos cardeais; 2 brasileiros estão na lista

Os cardeais são os membros do Colégio Cardinalício, um órgão consultivo do Papa, que tem como função ajudá-lo na governação da Igreja Católica. Depois que Francisco morrer ou se aposentar, cardeais eleitores com menos de 80 anos poderão entrar em um conclave para eleger o próximo papa.

De acordo com informações divulgadas pelo Vatican News, entre os 21 novos cardeais, também estão o arcebispo de Dili (Timor Leste), Dom Virgílio Do Carmo Da Silva, e o prefeito apostólico de Ulaanbaatar (Mongólia), Dom Giorgio Marengo, de 48 anos. Dom Giorgio será o mais jovem do Colégio Cardinalício.

Dom Paulo Cezar Costa, de 54 anos, é de Valença, no Rio de Janeiro. Foi ordenado sacerdote em 1992. Foi pároco, reitor do seminário e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC). Foi nomeado Arcebispo de Brasília, pelo Papa Francisco, em 2020.

Já Dom Leonardo Ulrich Steiner tem 71 anos e é natural de Forquilhinha, em Santa Catarina. Ele estudou filosofia e teologia nos Franciscanos de Petrópolis e foi ordenado sacerdote em 1978. Em 2019, foi nomeado pelo papa Francisco como Arcebispo Metropolitano de Manaus.

Publicidade