Publicidade
Reze por Santo Ivo, o padroeiro dos advogados
Reze por Santo Ivo, o padroeiro dos advogados – Reprodução/Canção Nova

O santo do dia é Santo Ivo! 19 de maio é celebrado o padroeiro dos advogados. Ivo nasceu em Bretanha, no oeste da França, em 1253. Pertenceu a uma família da pequena nobreza, de educação apurada e cristã. Aos 14 anos, começou a se dedicar aos estudos de Filosofia, Teologia, Direito Eclesiástico e Civil. Foi aluno de São Tomás de Aquino e São Boaventura.

Publicidade

Exercia a profissão de advogado com maestria e, em 1284, foi ordenado sacerdote, mas continuou a exercer suas atividades como advogado e juiz. Ficou conhecido como o Advogado dos Pobres, porque defendia pessoas com menos recursos. Ivo também construiu um hospital, onde cuidava dos doentes pessoalmente. Ele é padroeiro dos advogados, juízes, oficiais de justiça e escrivães.

Reze por Santo Ivo, o patrono dos advogados

“Glorioso Santo Ivo, lírio da pureza, apóstolo da caridade e defensor intrépido da justiça, vós que, vendo nas leis humanas um reflexo da lei eterna, soubestes conjugar maravilhosamente os postulados da justiça e o imperativo do amor cristão, assisti, iluminai, fortalecei a classe jurídica, os nossos juízes e advogados, os cultores e intérpretes do Direito, para que nos seus ensinamentos e decisões, jamais se afastem da equidade e da retidão.

Amem eles a justiça, para que consolidem a paz; exerçam a caridade, para que reine a concórdia; defendam e amparem os fracos e desprotegidos, para que, pospostos todo interesse subalterno e toda afeição de pessoas, façam triunfar a sabedoria da lei sobre as forças da injustiça e do mal.

Olhai também para nós, glorioso Santo Ivo, que desejamos copiar os vossos exemplos e imitar as vossas virtudes. Exercei junto ao trono de Deus vossa missão de advogado e protetor nosso, a fim de que nossas preces sejam favoravelmente despachadas e sintamos os efeitos do vosso poderoso patrocínio. Amém.”

Publicidade