Publicidade

Santo negro, faça oração para São Benedito: “Confortai meu coração nos desalentos”

A data de 5 de outubro é dedicada no catolicismo a São Benedito, o padroeiro dos afrodescendentes, donas de casa e cozinheiros; aprenda oração

Santo negro, faça oração para São Benedito: "Confortai meu coração nos desalentos"
Santo negro, faça oração para São Benedito: “Confortai meu coração nos desalentos” – Reprodução/Franciscanos.org

Neste 5 de outubro, celebramos o Dia de São Benedito, considerado pela igreja católica o padroeiro dos afrodescentes, dos cozinheiros e das donas de casa. Não atoa, o dia das mulheres que dedicam seu dia ou parte deles para os cuidados do lar também é comemorado hoje.

Publicidade

História de São Benedito

Considerado um dos únicos santos negros reconhecidos pelo catolicismo, assim como a grande padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, além de Santo Antônio de Categeró, Santa Efigênia e São Martinho de Lima, Benedito nasceu em 1526, em San Fratello, na Itália, numa família de escravos africanos.

Apesar da descendência africana, Benedito e sua família seguiam a fé cristã. Ao completar 21 anos, o jovem ingressou em comunidade eremita da Irmandade de São Francisco de Assis e ficou extremamente conhecido por sua bondade e caridade, sempre abdicando dos bens materiais.

Residente da cidade de Palermo, também na Itália, o menino negro que sofria preconceito durante a infância e adolescência passa a ser procurado, para além dos pobres, por nobres e sacerdotes que buscavam sábios conselhos. Benedito faleceu em 1589, e foi canonizado em 1807 pelo papa Pio VII.

Oração para São Benedito

“Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.

Publicidade

Confortai o meu coração nos desalentos! Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres! Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto! Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus nesse mundo e gozá-lo na eternidade. Com Jesus Cristo, a quem tanto amastes.

Assim seja. Amém!”

Publicidade