Publicidade

Torre humana de 13 metros ganha competição tradicional na Espanha

O time espanhol de Vilafranca del Penedès formou a impressionante torre de 13 metros e na primeira edição do Castelo de Tarragona pós-pandemia

Torre humana de 13 metros ganha competição tradicional na Espanha
Torre humana de 13 metros ganha competição tradicional na Espanha – Reprodução/Twitter

Neste último domingo, 2 de outubro, a equipe da cidade de Vilafranca del Penedès, localizada no sudeste da Espanha, levou o primeiro lugar no campeonato tradicional do Castelo de Tarragona, que elege a maior torre formada por humanos em uma competição. Neste caso, o time de Vilafranca ergueu uma torre de 13 metros de altura, conquistando o título máximo.

Publicidade

Torre humana de 13 metros leva 1º lugar em Castelo de Tarragona

A título de comparação, a altura atingida pelo time de Vilafranca del Penedès na competição do Castelo de Tarragona equivale, aproximadamente, a um prédio de 4 a 5 andares – pensando que um prédio de 10 andares tem em média 30 metros.

A competição do Castelo de Tarragona está em sua 28ª edição e, desta vez, contou com um público presente de 11 mil espectadores – número que se justifica pela imagem de capa desta matéria. Esta foi a primeira vez que os competidores e jurados se reuniram após a pandemia da covid-19.

Para além da primeira edição pós-pandemia, esta foi a primeira vez que uma equipe estrangeira pôde participar da competição: estamos falando Xiquets, grupo formado na cidade de Hangzhou, China, e que vem participando de campeonatos na categoria desde 2010. Com os vencedores de Vilafranca e os chineses Xiquets, participaram do evento mais 40 grupos.

Castelo de Tarragona, tradição mantida desde o século XVIII na Catalunha, é classificado como patrimônio cultural da humanidade, além de “maior mostra de castelos do mundo”. Este ano, em 2022, o time vencedor levou o prêmio de 16 mil euros para casa, o que na cotação atual se aproxima a 81 mil reais.

Publicidade

Ficou curioso? Assista ao vídeo abaixo:

Publicidade