Mães com Covid-19 podem amamentar? Sociedade Brasileira de Pediatria responde

Estudo realizado em mulheres com pneumonia causada pelo coronavírus não identificou transmissão da doença por meio do leite materno

Bons Fluidos Publicado terça 14 abril, 2020

Estudo realizado em mulheres com pneumonia causada pelo coronavírus não identificou transmissão da doença por meio do leite materno
Sociedade Brasileira de Pediatria envia orientações sobre aleitamento materno em tempos de Covid-19 - Pixabay

O Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) emitiu uma nota enviada aos pediatras de todo o país no último dia 9 de março,  com as orientações de recomendação médica para aleitamento materno em tempos de Coronavírus. 

O órgão chefiado pelo médico pediatra Luciano Borges Santiago destacou um estudo publicado pela revista científica Lancet, uma das mais prestigiadas no mundo, que avaliou se há a presença do vírus no leite materno de mães diagnosticadas com pneumonia causada pela Covid-19. 

O resultado dos exames deu negativo e constatou que até o momento não houve comprovação de transmissão da doença por meio do leite materno. Apesar da boa notícia, a nota orientou que mães lavem as mãos antes de tocar no recém-nascido e utilize máscara de proteção todas as vezes que for amamentar o bebê. 

Para fortalecer a constatação, o documento citou as palavras utilizadas pelo médico Arthur I. Eidelman: “Dada à realidade de que as mães infectadas pelo coronavírus provavelmente já colonizaram seus bebês, a amamentação continuada tem o potencial de transmitir anticorpos maternos protetores ao bebê através do leite materno. Portanto, a amamentação deve continuar com a mãe praticando cuidadosamente a lavagem das mãos e o uso de uma máscara durante a amamentação, para minimizar a exposição viral adicional ao bebê".

Se a mãe não se sentir segura de ficar próxima do bebê, os pediatras orientam que ela continue a amamentação indiretamente com a utilização de uma bomba para extração do leite. 

Clique AQUI para acessar a nota na íntegra. 
 

Último acesso: 06 Jul 2020 - 17:48:11 (1042553).