Publicidade

Menor bebê registrado em hospital público do Brasil recebe alta após 5 meses

A pequena Emanuelly nasceu com apenas 6 meses de gestação e ficou internada por mais 5 meses em hospital na Zona Sul de São Paulo

Menor bebê registrado em hospital público do Brasil recebe alta
Menor bebê registrado em hospital público do Brasil recebe alta

O hospital municipal Vila Santa Catarina, localizado na Zona Sul da capital paulista, foi palco para um acontecimento histórico no país. Com apenas 335 gramas e 25 centímetros, nasceu em novembro de 2022 o menor bebê já registrado em um hospital público no Brasil.

Publicidade

Emanuelly, o menor bebê registrado em hospital público do Brasil

A pequena Emanuelly estava há 6 meses na barriga da sua mãe, Camila Soares, quando precisou ser parida. Camila estava com pressão alta e a circulação placentária não conseguia mais passar os nutrientes necessários para o feto. Dessa forma, tanto a mãe quanto a filha corriam risco. Com apenas 26 semanas de gestação, a mulher realizou o parto.

As chances da pequena de sobreviver eram de apenas 2%. A mãe não pode mexer na filha durante a primeira semana.

Uma dificuldade inicial que os profissionais de saúde enfrentaram foi conseguir intubar o bebê que não estava apto para respirar sozinho. Como o aparelho necessário para o procedimento não tinha em hospitais públicos, o SUS recebeu de um hospital particular, o Albert Einstein, também em São Paulo.

Já a alimentação da menina ocorreu pela veia, já que seu aparelho digestivo não estava completamente formado.

Publicidade

Após 5 meses do seu nascimento e internação, Emanuelly atingiu 43 cm e 2,340 kg. Acompanhada por neurologistas e oftalmologistas que garantem estar tudo bem com a menina, a pequena recebeu alta hospitalar e pode ir para casa com a mãe.