Publicidade

Pufe ecológico

Sabe aquele pneu careca que iria para o lixo? É possível reaproveitá-lo criando uma opção de assento para a casa

Pufe ecológico – Luis Gomes
“O trabalho fica mais fácil se realizado em dupla: enquanto um aplica a cola, o outro fixa o sisal”, ensina Fernanda. Outra dica é manter o olho na corda durante a colocação para evitar que a parte que ainda não foi enrolada crie nós. Por fim, seja generoso na aplicação da seladora. Duas demãos evitam que os fiapos de sisal possam pinicar.
MATERIAL:
 • Pneu
 • 2 discos de MDF (6 mm) de 55 cm de diâmetro
• Furadeira
• 6 parafusos
• Chave de fenda ou Phillips
• Pistola de cola quente
•  5 kg de corda de sisal natural torcida de 10 mm
•  Seladora concentrada, da Sayerlack (900 ml)
1: Antes de iniciar, lave o pneu. Ponha uma das bolachas de MDF sobre ele e, usando a furadeira, faça três aberturas na borda, profundas o sufi ciente para atravessar a borracha.
2: Dependendo do parafuso escolhido, utilize uma chave Phillips  ou de fenda e aperte até nivelar com a madeira. Faça o mesmo nos demais furos. Repita tudo do outro lado do pneu.
3: O trabalho deve começar pelo centro da circunferência para ficar perfeito. Com a pistola de cola quente, aplique a cola na madeira e fixe uma das extremidades do sisal.
4: Pressione a ponta para aderir bem e enrole a corda com movimentos em caracol, sempre passando mais cola antes de cada volta e apertando para firmar bem.
5: Quando terminar de cobrir a superfície de madeira, injete a cola na borda do disco e na borracha, para certificar-se de que esse encontro ficará bem escondido pelo sisal.
6: Vire o pneu de cabeça para baixo e continue revestindo-o no sentido da corda, agora contornando toda a lateral até chegar à borda do disco de MDF.
7: Após cobrir toda a borracha, corte a corda. Evite que a trança do sisal se desfaça passando cola na ponta. Não é necessário revestir a bolacha de madeira da base.
8: Para abaixar os fi os da fibra, aplique a seladora. Aguarde uma hora e passe outra demão. O produto seca ao toque em um dia, mas a cura total leva duas semanas.

Publicidade