Você sabia que a poluição pode afetar a fertilidade? Veja dicas para se proteger
A exposição à poluição não pode ser totalmente evitada, mas existem meios de reduzir a probabilidade de exposição para que a fertilidade não seja afetada

A exposição à poluição não pode ser totalmente evitada, mas existem meios de reduzir a probabilidade de exposição para que a fertilidade não seja afetada
A poluição é um tema de preocupação mundial, pois envolve o futuro do planeta em diversos aspectos — na medida em que também tem relação com nossa saúde (inclusive em relação à fertilidade).
“Os agentes ambientais tóxicos são substâncias nocivas encontradas na água, ar, solo, alimentos e produtos de consumo. Essas toxinas podem se acumular e causar mudanças em seu corpo. Agentes ambientais tóxicos podem afetar a fertilidade alterando os hormônios e o ciclo menstrual de uma mulher, interferindo na qualidade do espermatozoide ou causando alterações no desenvolvimento de um feto ou uma criança”, explica o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.
+++ Tricologista ensina a fazer mix de óleos naturais para tratar a caspa; faça em casa!
Infelizmente, todo mundo tem alguma exposição a substâncias tóxicas. Mas, o que podemos fazer para minimizar os efeitos?
Segundo o Dr. Rodrigo, a exposição a poluentes não pode ser totalmente evitada. “Ela acontece todos os dias em diferentes quantidades, múltiplas situações e por muitos anos”. Mas, para reduzir a probabilidade de exposição, podemos:
+++ Virginia faz dez testes de gravidez para confirmar gestação; é preciso tudo isso?
Quão preocupados devemos estar?
Combater a poluição é um compromisso de todos, mas quando o assunto é fertilidade você deve estar ciente de que o que você come, onde você mora e seu ambiente de trabalho podem afetar sua exposição a agentes ambientais tóxicos.
“Para limitar a exposição que você pode controlar, comece registrando o que você come, produtos de limpeza que usa e produtos químicos ao seu redor. Leia os avisos do rótulo, procure aconselhamento sobre possíveis efeitos e pense nas mudanças que você pode fazer para reduzir sua exposição”, diz o médico.
+++ Março: mês mundial de conscientização sobre a Endometriose
Por fim, o especialista enfatiza que um estilo de vida saudável, adotando uma alimentação balanceada, dormindo bem e praticando exercícios físicos com regularidade, é a melhor maneira de manter o bom funcionamento do organismo e assim melhorar a fertilidade e as chances de sucesso na gravidez.
“E, sempre que um casal tem dificuldade para engravidar após um ano de tentativa, o melhor a fazer é buscar ajuda de um médico de Reprodução Humana”, finaliza.