Publicidade

1º brasileiro a subir Everest, alpinista escala 82 montanhas na Cordilheira dos Alpes

Aos 56 anos, o alpinista paranaense Waldemar Niclevicz concluiu o desafio conhecido como “4 Mil dos Alpes”, que inclui as 82 montanhas mais altas da cadeia

1º brasileiro a subir Everest, alpinista escala 82 montanhas na Cordilheira dos Alpes
1º brasileiro a subir Everest, alpinista escala 82 montanhas na Cordilheira dos Alpes – Reprodução/Instagram/@waldemar_niclevicz

Mais um feito grandioso para o Brasil! Ao atingir o cume da montanha Aiguille du Jardin, que, traduzido do francês, significa ‘Agulha do Jardim’, o alpinista paranaense Waldemar Niclevicz, de 56 anos, o primeiro brasileiro a atingir o topo do famoso Monte Everest, localizado na cordilheira do Himalaia, concluiu um dos desafios mais extremos de sua vida: escalar os “4 Mil dos Alpes”.

Publicidade

Alpinista brasileiro escala 82 montanhas na Cordilheira dos Alpes

A Cordilheira dos Alpes, também chamados Maciços Alpinos, configura uma cadeia de montanhas com 1100 quilômetros de extensão localizada na fronteira entre quatro países: Suíça, França, Itália e Alemanha. Nos três primeiros estão localizadas as 82 maiores montanhas dos Alpes que possuem mais de 4 mil metros de altura: os “4 Mil dos Alpes”.

No ano de 1994, a UIAA (União Internacional das Associações dos Alpinistas), maior entidade do alpinismo mundial, categorizou a região citada como percurso de alpinismo esportivo. Para completar a prova, os 82 cumes deveriam ser atingidos. Confirme a União, somente 51 pessoas haviam completado os “4 Mil dos Alpes”. Waldemar foi o 52º alpinista finalizar o percurso e, para além desta vitória, o primeiro não europeu na lista.

“Muito obrigado a todos pelo apoio, torcida e incentivo, durante a superação de cada um dos 82 Quatro Mil dos Alpes! Uma conquista, acima de tudo, brasileira!”, disse Waldemar em suas redes sociais. O alpinista ainda desabafou: “De volta ao Brasil, após completar a escalada de todos os Quatro Mil dos Alpes, o momento é de reorganizar a vida, olhar adiante, traçar novos planos!”.

Confira as publicações:

Publicidade