9 alternativas prazerosas de gerar renda extra e driblar a crise financeira
O especialista Bruno Gimenes listou algumas tarefas que podem ser feitas no conforto do lar e ajudam a aumentar a receita do lar
O especialista Bruno Gimenes listou algumas tarefas que podem ser feitas no conforto do lar e ajudam a aumentar a receita do lar
A pandemia do coronavírus mudou completamente os padrões de trabalho que pessoas do mundo todo estavam acostumadas.
Com a crise — de saúde e financeira, também –, empresas instauraram o home office, diminuíram cargas horárias e, em casos extremos, demitiram funcionários em larga escala.
Com tudo isso, as receitas de algumas famílias caíram muito, mas nem tudo está perdido! Com criatividade e foco na venda de serviços, aptidões e ou mercadorias é possível driblar esse momento difícil.
Por mais complicado que o cenário pareça, ainda é possível driblar a crise, quebrar paradigmas e ganhar uma renda extra com trabalhos que você mesmo pode desenvolver em casa.
O escritor best-seller e estudioso do comportamento humano ligado à prosperidade, Bruno Gimenes, listou nove dicas interessantes:
1. Compra e venda
A primeira dica consiste em comprar um produto barato e vendê-lo na internet por um preço maior, agregando valor a ele ao ressaltar qualidades que, muitas vezes, as pessoas não enxergam.
“Compre um produto barato e dê valor a ele, fazendo propaganda diferenciada nas suas redes sociais, atribuindo qualidades reais que as outras pessoas não estão vendo, usando o gatilho mental de novidade. Seja criativo e saiba vender!”, disse o especialista.
“Uma grande dica aqui é você usar o seu status do WhatsApp! Coloque lá a foto do que você está vendendo e o preço para todos os seus contatos verem. Como começar: Primeiro, pechinche produtos baratos. Depois, o mais importante: encontre um motivo para valorizá-lo. E coloque à venda”, finalizou.
2. Ofereça o seu amor e cuide de pets na sua casa
Parece até um sonho para os amantes dos animais, mas é verdade. É possível ganhar dinheiro cuidando de cachorros e gatos na sua própria casa.
“Se você tem espaço na sua casa e adora animais, pode ser um pet sitter. Você receberia e cuidaria de animais na sua casa. Funciona bem como um hotel para cachorro. E você recebe um valor por dia. Como começar: Primeiro, avalie se a sua casa tem condições de receber animais de estimação e se você está mesmo disposto a isso. Depois, é só se cadastrar em sites que ofereçam esse serviço”, sugeriu Bruno.
3. Serviços de costura
Um item que salvou muitas famílias já nessa quarentena foi a MÁSCARA DE PROTEÇÃO. Com a escassez das máscaras nas farmácias, algumas pessoas começaram a fabricar os acessórios de tecido para vender. E deu certo!
Que tal se inspirar nisso? Se você tem algum conhecimento de costura ou modelagem, esse pode ser o momento para divulgar seu dom como um trabalho.
“É muito importante que você divulgue o seu serviço on-line ou pela vizinhança. Como começar: Você pode divulgar o serviço em grupos do Facebook da sua cidade ou grupos de WhatsApp da sua vizinhança. Uma estratégia legal é fazer panfletos e distribuir pelos comércios essenciais (mercado, farmácia, postos de gasolina, etc.). Monte uma agenda para receber as clientes em casa, com a proteção necessária”.
4. Venda suas próprias verduras e hortaliças
O mercado de alimentação natural e orgânica cresceu muito nos últimos anos. Por isso, você pode montar a sua própria horta orgânica em casa e vender serviço de verduras e hortaliças.
“As entregas podem ser realizadas por você mesmo, semanalmente. Faça a divulgação desse serviço on-line ou na sua vizinhança! Como começar: Existem algumas maneiras de ter uma horta em casa. Se você tem um pátio, é mais fácil, mas também é possível ser feito em apartamentos de maneira vertical. Primeiro, escolha o melhor local para plantar, com sol e temperatura adequada. Você pode aprender sobre isso na internet, existem diversos cursos. E, então, comece a cultivar. Você vai precisar ter um pouco de paciência no início até as plantinhas começarem a crescer, mas depois pode ir intercalando os períodos de colheita”.
5. Venda seus conhecimentos em forma de infoprodutos
É isso mesmo! Você pode se tornar um autor nesta quarentena e vender seu conhecimento mais precioso em forma de e-book, por exemplo, ou até mesmo vídeo-aulas.
Alguns aplicativos oferecem serviços para montar seu e-book com você, publicá-lo e até mesmo ajudar a vendê-lo.
Como começar: Escreva sobre algo do qual você tem propriedade para falar. Quando estiver pronto, utilize suas redes sociais, status do WhatsApp e sua rede de amigos para vender seu conteúdo.
6. Indique amigos para sites e aplicativos
Alguns sites e aplicativos pagam por cada amigo que você indicar.
“Funciona assim: Você recebe um link para divulgar o site/aplicativo e toda vez que alguém se cadastrar, baixar ou fizer uma compra com o seu link, você ganha uma quantia em dinheiro. Quantos mais amigos você indicar, mais dinheiro vai ganhar. Compartilhar seu código em grupos de Facebook pode ser uma boa estratégia. Como começar: pesquise por sites e aplicativos que ofereçam esse serviço, se cadastre e comece a divulgá-los”.
7. Organize um brechó na sua rede social
Aproveite o tempo que a quarentena pode ter te proporcionado para selecionar o que você quer e o que você não quer mais no seu armário.
Sem pensar muito, tire os itens que não cabem mais e que ainda estão em bom estado e faça um brechó online. É capaz que alguém esteja procurando pelo que você tem.
Essa pode ser uma oportunidade, também, para você abrir espaço na sua vida para coisas novas entrarem, além de ainda fazer dinheiro rápido.
“Como começar: Faça uma limpa em tudo que não serve mais na sua casa, tire foto e poste na sua rede social ou em grupos destinados a isso no Facebook, por exemplo. Aqui também funciona perfeitamente a dica de divulgação pelo status do WhatsApp e plataformas feitas especialmente para alguns desapegos”.
8. Venda seus conhecimentos em forma de aula
Você pode oferecer aulas on-line daquilo que mais domina.
“As mais comuns são aulas de idiomas, mas use a sua criatividade! Poder ser aula de canto ou de algum instrumento, por exemplo. E, para isso, existem plataformas específicas nas quais as pessoas procuram por professores. Como começar: Acesse o site dessas plataformas e cadastre-se com a aula que você gostaria de oferecer. Depois, é só esperar pelos alunos”.
Vale também divulgar nas redes sociais seu mais novo trabalho!
9. Entre para o mercado de afiliados
Pode ser que você não esteja em busca de “montar um negócio”, ou seja, prefere entrar em algo que já existente. Neste parâmetro, conheça o campo de afiliados que é pouco conhecido e explorado no Brasil.
“Os afiliados são pessoas que realizam a divulgação e mediação de um produto ou serviço de uma empresa. Tal modelo de negócio é muito conhecido. Como começar: Para ser um afiliado, você basicamente precisa se cadastrar em alguma plataforma de afiliação. Existem várias opções no mercado”.
E aí? Qual foi sua opção preferida?
Que tal colocar a mão na massa ainda hoje? Estamos torcendo por você!