Antifúngico e antisséptico; veja como preparar sabonete de capim-limão em casa com folhas in natura
Para esta receitinha caseira, você precisará apenas de materiais simples e acessíveis; confira!
Para esta receitinha caseira, você precisará apenas de materiais simples e acessíveis; confira!
O capim-limão, além de ter um cheiro super característico, delicioso e refrescante, conta com diversas propriedades benéficas para a nossa pele.
Pensando nisso, que tal criar um sabonete em barra caseiro feito a partir desta planta in natura? Além de conter ação antifúngica, antibacteriana e antisséptica, o capim-limão também atua no tratamento de infecções como micose e candidíase. É ótimo também para quem sofre com excesso de oleosidade na pele e acne.
+ VEJA: Elas amam água! Veja 5 espécies de plantas que crescem na água e são fáceis de cultivar
Lembrando que, por mais benéfico que o sabonete de capim-limão seja, ele poderá ser usado como um tratamento alternativo para evitar determinados problemas de saúde. As indicações médicas não devem ser substituídas por seu uso.
Esta receitinha caseira foi preparada por Silvana Justen, do canal no YouTube ‘Economize Ainda Mais’. Veja como preparar!
Para isso, você vai precisar de:
Como preparar?
1. Comece adicionando no liquidificador seu punhado de capim-limão fresco e 100 ml de água. Bata bem até triturar sua planta em pedaços bem pequenos. Despeje essa mistura na panela, ligue o fogo e deixe a água reduzir. Reserve.
2. Em outra panela específica para o sabonete, adicione a base branca para sabonete e a barra de sabonete de glicerina. Pique os dois produtos para facilitar o processo. Coloque nesta mesma panela também o capim-limão triturado e cozido. Não há necessidade de coar a água que sobrar. Leve para derreter em fogo baixo até formar uma mistura homogênea.
3. Tire a panela do fogo. Agora, acrescente o óleo de coco (que pode ser substituído pelo azeite) e o lauril. Se quiser, você pode adicionar agora a essência de capim-limão para dar um cheiro extra, o corante verde o extrato glicólico. Neste caso, Silvana usou de hortelã. Mexa bem.
4. Despeje o líquido nas forminhas e espere endurecer naturalmente. Desenforme e seus sabonetes estarão prontos.