Balões brancos e rosas decoram céu de Petrópolis e homenageiam vítimas do desastre
A soltura dos balões rosas e brancos que homenageou as vítimas dos deslizamentos em Petrópolis, RJ, ocorreu no Dia Internacional da Mulher

A soltura dos balões rosas e brancos que homenageou as vítimas dos deslizamentos em Petrópolis, RJ, ocorreu no Dia Internacional da Mulher
Nesta última terça-feira, 8 de março, Dia Internacional da Mulher, moradores de Petrópolis se dirigiram à Praça da Liberdade, localizada no Centro Histórico do muncípio serrano fluminense, para soltar balões rosas e brancos em homenagem às vítimas que tiveram suas vidas, familiares e lares tomados pelos deslizamentos de terra que ocorreram após as fortes chuvas do dia 15 de fevereiro.
Os representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) foram os responsáveis pela organização do encontro e soltura dos balões. A realização do evento também contou com a presença do Centro de Referência e Atendimento às Mulheres (CRAM), da OAB-Mulher, Petrópolis da Paz, Grupo Florescer da Estrada da Saudade, do projeto Aprendendo a Brincar da Comunidade Oswaldo Cruz e do Grupo Especializado em Desastres Naturais (Geden).
+++ No RJ, vizinhos fazem festa de aniversário para jovem em situação de rua
“Cada balão cor de rosa simboliza uma mulher que perdeu a vida na tragédia. Os balões brancos representam os homens e crianças. São petropolitanos que nos deixaram e merecem nossos mais sinceros sentimentos. É um momento de reflexão sobre o papel de cada uma dessas mulheres na sociedade. Estamos em luto”, disse à mídia Ângela Alcântara, presidente do Comdim. A fala foi divulgada pelo portal de notícias G1.
Para além da soltura dos balões em homenagem às vítimas da tragédia, o evento também contou com música e poesia. As bexigas, por exemplo, foram soltas ao som do grandioso Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, o Gonzaguinha.
+++ ”Um dia é pouco para definir a mulher”, declara Ary Fontoura neste 8 de março
Até o dia de hoje, segundo informações divulgadas pelo Corpo de Bombeiros local e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis conta com 233 vidas perdidas pelos deslizamentos de terra — que faleceram por soterramento ou afogamento. Vale lembrar que, das vítimas, 138 são mulheres e 95 são homens. Quatro pessoas seguem desaparecidas.
+++ Fernanda Montenegro é eleita mulher mais admirada do Brasil pelo 3º ano consecutivo