Publicidade
Charmosa e delicada; veja como cultivar corretamente as Begônias a partir de dicas simples e caseiras – Pixabay

Nativa da América Central e América do Sul, a Begônia é uma planta da família Begoniaceae, que apresenta diversas variedades, dentre flores e folhagens em formatos e cores diferentes.

Publicidade

Com suas mais de mil espécies, se bem cuidadas, florescem praticamente o ano todo e podem chegar até 30 centímetro de altura.

+ VEJA: Antioxidante e anti-inflamatório; conheça os benefícios do caroço de abacate e ainda aprenda a consumi-lo

Se você tem uma Begônia em sua casa ou quer começar a cultivar, aqui vão algumas dicas simples e básicas que você precisa saber para deixar sua planta mais saudável e visivelmente bonita. Confira:

AMBIENTES INTERNOS E EXTERNOS

Publicidade

Se você gosta de Begônias, já deve ter ouvido falar que elas se adaptam bem a ambientes internos e externos. Porém, especialistas dividem suas variedades em dois grupos. Para o primeiro conjunto, mais adequado aos jardins, canteiros e varandas, é indicado que você tenha a espécie Begonia semperflorens, por exemplo. Já para o segundo, para cachepôs e vasos, sejam de cerâmica ou plástico, que geralmente ficam em ambienbtes fechados, podemos citar a Begonia rex.

CUIDADOS COM A BEGÔNIA

A regra básica do solo seco também vale para essa plantinha aqui, e isso deve ocorrer a cada três ou quatro dias. No caso da Begônia é necessário sempre manter a umidade do substrato, mas sem encharcar o solo.

Publicidade

Para que sua Begônia se desenvolva de maneira saudável, você deve saber que ela cresce melhor em ambientes com sombra. Não suporta a luz solar direta, e muito menos a chuva. Para evitar que a folhagem e as flores murchem, evite molhá-las.

COMO PLANTAR?

A portuguesa Teresa Chambel, diretora da Revista Jardins, ensinou em vídeo compartilhado no canal oficial do veículo no YouTube como plantar corretamente sua Begônia. Assista:

Publicidade