Publicidade
Conjunto formado por 12 mil músicos na Venezuela busca recorde de maior orquestra do mundo – Foto: Federico Parra/AFP

Um conjunto formado por 12 mil músicos se reuniu neste último sábado, 13, no pátio da Academia Militar da Venezuela, em Caracas, capital do país, na busca de conquistar o título de “maior orquestra do mundo” pelo Guinness World Records.

Publicidade

Os musicistas interpretaram a Marcha Eslava de Tchaikovsky, criada pelo russo Piotr Ilich Tchaikovsky no ano de 1876, utilizada posteriormente para incentivar à ida dos soldados russos e sérvios nos combates contra a Turquia durante a Guerra Russo-Turca (1877–1878).

+++ Gilberto Gil é eleito imortal na Academia Brasileira de Letras

Músicos de todas as idades se reuniram para o concerto, dentre eles, os participantes do Sistema de Orquestras Infantis e Juvenis da Venezuela, programa criado pelo maestro já falecido José Antonio Abreu no ano de 1975, responsável por dar aos jovens menos favorecidos a oportunidade de entrar em contato com a música clássica.

A Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, a maior do país, porém, foi a responsável por dar o grande volume ao concerto regido pelo maestro de 34 anos, David Ascanio.

Publicidade

+++ Wilson, icônica bola do filme ‘Náufrago’, estrelado por Tom Hanks, é leiloada a R$ 1,6 milhão

A validação do recorde será dada pelo Guinness em até 10 dias. Atualmente, uma orquestra formada por 8.097 músicos que se apresentaram na cidade de São Petersburgo, Rússia, detém o recorde.

Publicidade