Publicidade

Confira dicas para salvar o seu jardim de infestação de pragas

Especialista Carol Costa explicou como prevenir e evitar a infestação de pragas nos jardins

Confira dicas para salvar o seu jardim de infestação de pragas – Pexels / Maksim Goncharenok

Muitas vezes, mesmo quando cuidamos intensamente das plantas, as pragas continuam atrapalhando no desenvolvimento delas. Nesses casos, é necessário fazer limpezas profundas nos jardins. No YouTube, a jardineira Carol Costa deu 4 dicas de como acabar com essa infestação.

Publicidade

Mas, é importante se atentar: esses cuidados devem ser tomados apenas quando há, realmente, uma grande infestação! É necessário olhar, primeiro, se todas as plantas estão em suas condições ideias relacionadas ao sol, à água e aos lugares. Se, mesmo assim, as pragas ainda estiverem infestadas no jardim, aí sim esses passos são necessários. Confira!

1) PODAR
É necessário eliminar todo o grosso das folhas. Tudo aquilo que está com moscas e outros bichinhos precisa ser tirado, para, assim, nascer novas folhas sem pragas. Corte sempre pela diagonal na área onde surgirão novas folhas!

+++ Você conhece todos os benefícios do hibisco? Além de ajudar na saúde física, auxilia na espiritualidade

2) VENENO BIODEGRADÁVEL
É importante ter a certeza de que realmente há uma infestação de pragas devido a essa etapa da limpeza. É necessário usar um veneno — biodegradável — para que elas não incomodem mais as plantas. Ele vai criar uma película em volta da praga, que vai acabar morrendo. Lembre-se sempre de, se jogar esse veneno em plantas comestíveis, dê um intervalo de uma semana até a colheita.

Publicidade

3) ADUBAR 
Esse processo é imprescindível na recuperação da planta. O adubo vai fortalecer a planta para ela crescer saudável novamente e, além disso, se houver mais alguma praga na planta, o fertilizante vai ajudar a acabar com ela. 

+++ Envelhecimento precoce da pele? Especialista explica por que ocorre e dá dicas de como evitar

4) PREVENIR
Para que o processo de acabar com a infestação de pragas seja completo, é necessário, também, pensar na prevenção. Muitas pessoas usam a isca entomológica para isso: ela é útil contra pragas voadoras, mas, ao mesmo tempo, raramente pega outros animais como joaninha, abelha e borboleta.

Publicidade

Não se esqueça de sempre adubar as plantas e dar o sol e as águas que elas necessitam, de acordo com cada espécie.