Publicidade

Envelhecimento precoce da pele? Especialista explica por que ocorre e dá dicas de como evitar

O envelhecimento precoce da pele pode ser evitado se adotarmos alguns hábitos; é o que explica dermatologista

Envelhecimento precoce da pele? Especialista explica por que ocorre e dá dicas de como evitar – Pexels / Pavel Danilyuk

O envelhecimento da pele é obviamente, um processo natural do corpo. Porém, em algumas situações, o surgimento de rugas, flacidez e manchas antes da idade ideal causa preocupação em muitas pessoas. O envelhecimento precoce tem diversas causas que podem ser evitadas. 

Publicidade

Como acontece esse envelhecimento?

A dermatologista Dra. Natasha Crepaldi explica quais são os principais motivos desse desgaste acelerado da nossa pele: “As principais causas de envelhecimento da pele são o envelhecimento chamado intrínseco, causado pela idade cronológica; e o envelhecimento extrínseco causado por sol, tabagismo, estresse, poluição, alimentação, medicamentos e doenças”.

A alimentação é crucial

Esse envelhecimento extrínseco é o que causa o surgimento antecipado dessas rugas. A especialista explica que hábitos saudáveis são imprescindíveis para evitar que esse processo ocorra. A alimentação faz toda a diferença: quando não nos alimentamos bem e não consumimos os nutrientes necessários que nosso corpo precisa, o envelhecimento acelera. 

Publicidade

“A falta de proteínas suficientes na alimentação também pode ser responsável por uma baixa na produção de colágeno. E a falta dessa fibra faz os sinais de envelhecimento serem mais precoces. Outro fator é a vitamina C e as demais vitaminas presentes nas frutas, nas verduras e nos legumes, pois também são precursores de todas as células da pele e das fibras de colágeno”, esclarece a Dra. Natasha.

A dermatologista ainda explicou como acontece esse envelhecimento quando ingerimos alimentos que não são saudáveis: “Alimentos ricos em carboidratos liberam glicose no sangue e essa glicose se liga nas fibras de colágeno fazendo um processo que se chama glicação — uma destruição da fibra de colágeno por esses açúcares. Ela vai ficando dura e se quebra. Então, alimentação errada faz com que o envelhecimento seja mais precoce.”

Envelhecimento natural x precoce

Como conseguimos diferir quando o envelhecimento da pele é uma condição espontânea do nosso corpo ou quando é um desgaste acelerado? A especialista explica: “Manchas na pele, vasos aparentes, poros muito abertos, acne, rugas finas em repouso do rosto, flacidez de pele antes dos 35 anos podem ser sinais de envelhecimento precoce.”

Publicidade

Podemos evitar!

Os hábitos que adotamos durante a nossa vida são muito importantes para que esse processo não acelere de forma tão rápida. A Dra. Natasha dá dicas sobre o que pode ser feito:
– Sono restaurador, isto é, quantidade e qualidade adequados;
– Alimentação rica em fibras, frutas, legumes e verduras, com quantidade de proteínas adequadas;
– Evitar exposição solar em excesso ou sem proteção;
– Controle do estresse com exercícios, passatempos e lazer;
– Controle adequado de doenças crônicas;
– Evitar excesso de álcool e tabagismo.


Sobre a Dra. Natasha Crepaldi:

Publicidade

Dermatologista, formada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), cursou Residência em Clínica Médica também na UFMT, fez pós-graduação em Dermatologia pelo ISMD em Niterói, no Rio de Janeiro, e em Medicina Estética pelo International Association of Aesthetic Medicine IAAM/ASIME, além de ter concluído o seu mestrado pela Faculdade de Ciências Médicas da UFMT. 

+++ Mousse de morango SAUDÁVEL à base de inhame leva apenas 4 ingredientes; confira receita

+++ Beijos e carícias! Frequência de afetos influenciam no relacionamento, mostram estudos

Publicidade