Publicidade

Conheça a história da mãe que teve covid-19 no fim da gestação e fez transplante de pulmão

Final feliz! Ana Raiane contou sua história na luta por um transplante de pulmão; em abril desse ano, ela teve alta do hospital

Conheça a história da mãe que teve Covid-19 no fim da gestação e fez transplante de pulmão
Conheça a história da mãe que teve Covid-19 no fim da gestação e fez transplante de pulmão – Reprodução/TV Globo

Ana Raiane é uma das milhares pessoas que tiveram que lutar contra a Covid-19. Em maio do ano passado, no final da gestação da filha Isabella, ela contraiu a doença e ficou internada por muito tempo. Em agosto, conseguiu um transplante de pulmão. Para o Fantástico, da Rede Globo, Ana contou sua história e se emocionou ao falar sobre a luta pela vida.

Publicidade

Conheça a história da mãe que teve Covid-19 no fim da gestação e fez transplante de pulmão

“O quadro foi piorando até chegar o momento da intubação. O equipamento estava no seu máximo e a paciente não melhorava. Muita gente olhou para mim e disse: ela vai morrer”, contou a médica Suzelle Freitas, sobre o momento em que o estado de saúde de Ana Raiane piorou.

A única solução para o quadro era a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea), que funcionava da seguinte maneira: o sangue é retirado de uma veia do paciente, com a ajuda de uma bomba e é levado até uma membrana, que funciona como um pulmão artificial.

Porém, depois de um tempo, Ana Raiane foi transferida para um hospital em São Paulo e lá ela conseguiu um transplante de pulmão, em agosto do ano passado. Ela ficou internada e, durante esse tempo, sua filha recém-nascida foi cuidada pela mãe de Ana.

“Quando eu abracei minha filha, fiquei com medo dela me rejeitar por ela ser bebê e não me conhecer. Ela só alisava meu rosto, como quem dizia: ‘você é minha mãe'”, disse. Em abril, ela conseguiu ter alta e agora vive com com os filhos.

Publicidade

“Quando eu vi que eu podia perder minha vida, hoje eu digo ‘eu te amo’, hoje eu digo ‘estou com saudades’… Porque eu podia não ter a oportunidade de ter dito isso”, finalizou.