inspiracao   / ''A música mudou minha vida''

Conheça a história do homem que recuperou a memória após ouvir música dos anos 80

Thomas Leeds perdeu a memória após sofrer um atropelamento e teve flashbacks de memória de um jeito inusitado

Bons Fluidos Publicado quinta 17 junho, 2021

Thomas Leeds perdeu a memória após sofrer um atropelamento e teve flashbacks de memória de um jeito inusitado
Thomas Leeds perdeu a memória em um acidente, mas recuperou por conta de música - Instagram/ @Thomas Leeds

Quem nunca ouviu uma música que fez sucesso há anos e sentiu-se nostálgico? Pois é, um homem teve a vida praticamente recuperada por conta deste fenômeno após ouvir uma música dos anos 80. 

Thomas Leeds estava atravessando uma rua no norte de Londres quando foi atropelado por um táxi, que o fez voar por cima do capô e cair de cabeça na estrada. O homem, que tinha apenas 19 anos na época, foi levado ao hospital e estava relativamente ileso apesar da gravidade do acidente e foi enviado para casa. No entanto, dias depois médicos descobriram que Leeds havia sofrido uma lesão grave no cérebro. 

+ VEJA TAMBÉM: Superação! Jovem com paralisia cerebral ultrapassa barreiras e se forma em letras: ''A recompensa é grande''

O jovem foi diagnosticado com um coágulo de sangue devastador em seu cérebro que lhe causou sequelas por anos. O coágulo exigiu uma cirurgia de emergência e deixou Thomas com danos cerebrais que o fez perder memórias de antes do acidente e a capacidade de reconhecer o rosto das pessoas - uma condição chamada prosopagnosia.

Embora tenha perdido completamente suas memórias de antes dos 19 anos, ele seguiu sua vida e constituiu família mesmo com dificuldade de reconhecer o rosto das pessoas que amava. No entanto, Leeds teve sua vida transformada após ouvir uma música dos anos 80. 

+ VEJA TAMBÉM: Médico perdoa R$ 3,4 milhões em dívidas de quase 200 pacientes com câncer nos EUA

"Uma música dos anos 80 ajudou a recuperar minha memória"

Dez anos depois, Thomas estava preparando uma playlist para tocar em sua festa de 30 anos, quando de repente ele teve uma série de flashbacks de sua infância. Ao ouvir o sucesso dos Waterboys, The Whole of the Moon, de 1985 Leeds começou a ter lembranças fragmentadas de sua vida antes do acidente. 

Em entrevista à BBC Internacional, Thomas contou que um dos primeiros flashes que teve ao ouvir a canção foi uma memória de sua mãe mais jovem. Ele notou uma melhora significativa em sua qualidade de vida depois de relembrar acontecimentos de sua vida de antes do acidente. Agora com 37 anos, Thomas descreveu os flashbacks como 'a coisa mais mágica de todas'.

Último acesso: 26 Oct 2021 - 17:43:30 (1045163).