Dumbledore na saga ‘Harry Potter’, ator Michael Gambon falece aos 82 anos

O ator Michael Gambon, conhecido mundialmente por seu papel em “Harry Potter”, faleceu ao lado dos familiares após ataque de pneumonia

Dumbledore na saga 'Harry Potter', ator Michael Gambon falece aos 82 anos
Dumbledore na saga ‘Harry Potter’, ator Michael Gambon falece aos 82 anos – Foto: Aaron Davidson/Getty Images

Faleceu nesta quinta-feira, 28 de setembro, o ator Michael Gambon, aos 82 anos. O artista ficou mundialmente conhecido por interpretar George V, em O Discurso do Rei, e o bruxo Alvo Dumbledore, o diretor da escola de magia Hogwarts, no universo dos filmes Harry Potter. A notícia foi confirmada pela família do ator.

Publicidade

Clair Dobbs, agente de relações públicas de Michael Gambon, emitiu um comunicado para notificar oficialmente a partida do famoso. “Estamos arrasados ​​em anunciar a perda de Sir Michael Gambon. Amado marido e pai, Michael morreu pacificamente no hospital com sua esposa Anne e seu filho Fergus ao lado de sua cama, após um ataque de pneumonia”, diz a nota.

A origem de Michael Gambon

Sir Michael John Gambon, conhecido popularmente como Michael Gambon, nasceu em 19 de outubro de 1940, na cidade de Dublin, Irlanda. Filho de costureira e engenheiro, mudou-se para Camden Town, em Londres, quanto tinha apenas 6 anos. Na época, seu pai procurava trabalho na reconstrução da capital inglesa no período pós-Segunda Guerra Mundial.

Seguindo os passos do pai, Michael Gambon abandonou a escola quando tinha apenas 15 anos para ingressar nos estudos de engenharia. Aos 21, era capacitado para trabalhar na área. Apesar disso, sempre soube que o teatro era sua grande paixão. Na mesma época, conquistou seus primeiros papéis.

Em 1962, Michael Gambon se casa com Anne Miller. Juntos, tiveram apenas um filho. Apesar de nunca ter confirmado o divórcio, anos depois, o ator também se envolveu com a cenógrafa Philippa Hart, 25 anos mais nova, com quem teve mais dois filhos.

Publicidade

Carreira artística

Michael Gambon iniciou sua carreira artística no teatro, tornando-se um dos fundadores do National Theatre no Old Vic, em 1963. Nos palcos, fez grande sucesso na peça Life of Galileo, de John Dexter, no ano de 1980. Mais tarde, partiu para a televisão e cinema. Na época, tinha como inspiração os atores Marlon Brando e James Dean.

Dentre seus principais trabalhos, estão Albert Spica, um líder psicótico da máfia, personagem do filme O Cozinheiro, o Ladrão, Sua Mulher e o Amante, em 1989, o rei Jorge V do Reino Unido, em O Discurso do Rei, de 2010, e, claro, Alvo Dumbledore, de Harry Potter. Gambon assumiu o papel a partir do terceiro filme da saga, em 2004, após a morte de Richard Harris.

A título de curiosidade, em 1992, Michael Gambon foi nomeado Comandante do Império Britânico, além de, em 1998, cavaleiro pelos serviços prestados ao teatro. Na época, chamou os títulos de “belo presente”, apesar de nunca tê-los usado.

Publicidade