Publicidade
Recente erupção vulcânica em Marte pode indicar a existência de habitats propícios para a vida no ‘Planeta Vermelho’ – Imagem de Alexander Antropov por Pixabay

Cientistas da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos da América, em parceria com a entidade educacional e de pesquisa Smithsonian Institution, descobriram possíveis evidências de uma erupção vulcânica em Marte, quarto planeta do Sistema Solar.

Publicidade

+ VEJA: Neurocientista ensina como inteligência emocional deve ser usada para transformar momentos difíceis em bons e positivos

A informação divulgada pela revista científica Icarus e divulgada na mídia brasileira pelo jornal O Estado de São Paulo neste último domingo, 3, revelaram a possibilidade de uma erupção no ‘Planeta Vermelho’ ocorrida há 53 mil anos, localizada na região conhecida como Cerberus Fossae.

Apesar da distância temporal que os 53 mil anos indicam, a mais recente erupção que havia ocorrido no planeta datava de 2,5 milhões de anos. De acordo com os cientistas, esta última explosão relativamente ‘recente’ na escala geológica, indica a possibilidade de Marte ainda estar ‘ativo’, ou seja, apresentar algum tipo de vulcanismo funcional com intervalos presente do planeta.

+ VEJA: Lua Cheia e eclipse lunar fecham ciclos importantes em novembro; fique atento a essas datas

Publicidade

De acordo com profissionais da University of Arizona e a Smithsonian Institution no estudo divulgado: “Se este depósito for de origem vulcânica, a região Cerberus Fossae talvez não esteja extinta e Marte pode estar ativo ainda hoje”.

Para os pesquisadores, esta movimentação tectônica pode estar relacionada às atividades vulcânicas. Se eles estiverem corretos, esta afirmação ajudaria a desenvolver novos estudos sobre a existência de vida no ‘Planeta Vermelho’.

Publicidade