inspiracao   / Boa notícia!

Esperança! Nasce filhote de espécie ameaçada de extinção no Zoológico de Brasília

Depois de cinco meses de gestação, a mamãe Amarantos deu à luz um filhotinho da espécie sauim-de-coleira

Redação Bons Fluidos Publicado segunda 18 maio, 2020

Depois de cinco meses de gestação, a mamãe Amarantos deu à luz um filhotinho da espécie sauim-de-coleira
Nasce em Brasília filhote de espécie ameaçada de extinção - Instagram/ @zoobrasilia

O Jardim Zoológico de Brasília tem um novo integrante muito especial!

Na madrugada de 6 de maio, após cinco meses de gestação, nasceu o tão esperado filhote sauim-de-coleira (Saguinus bicolor)

A vinda do pequeno animalzinho foi considerada uma vitória, porque a espécie está criticamente ameaçada de extinção. A boa notícia é que esse foi o segundo caso de sucesso de reprodução em cativeiro da espécie assistida pela instituição.

Apesar do sexo do filhote ainda não ter sido identificado pelos especialistas, a instituição fez uma votação no Instagram para que os seguidores pudesse ajudar a escolher um nome para ele e a proposta funcionou.

O mais votado entre Tucumã e Jambu foi a segunda opção, Jambu.

"Nesse momento, a gente não interfere na criação. São os pais que criam, e eles estão tendo um cuidado muito bom. Eu vejo o filhote tanto no pai quanto na mãe, que é o esperado para a espécie. Essa espécie ocorre na região metropolitana de Manaus e está criticamente ameaçada de extinção, última categoria antes de extinto. É uma espécie que está com risco altíssimo de desaparecer”, explicou o diretor de Mamíferos do Zoológico de Brasília, Filipe Reis.

Em função da fragilidade do recém-nascido -- e pensando no cuidado que precisam ter para preservar a espécie, os técnicos concordaram que os biólogos especializados só vão manejar o pequeno animal depois que ele completar 3 meses de vida.

Último acesso: 10 Aug 2020 - 01:38:39 (1042749).