Publicidade

Marinha disponibiliza maior navio da América Latina para ajudar população do RS

A Marinha do Brasil ainda enviará 40 viaturas e 200 militares para o Rio Grande do Sul, em prol dos moradores atingidos pelas fortes chuvas no estado

Marinha envia maior navio de guerra da América Latina para ajudar população do RS
Marinha envia maior navio de guerra da América Latina para ajudar população do RS – Reprodução/Instagram/@marinhaoficial

A Marinha do Brasil envia nesta quarta-feira, 8, o maior navio da Força Naval para ajudar as vítimas das chuvas e enchentes devastadoras no estado do Rio Grande do Sul, que vêm enfrentando as consequências desse desastre desde o rompimento das barragens na semana passada.

Publicidade

Marinha dispõe navio “Atlântico” para operação no RS

A embarcação, que recebe o nome de Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, deixará o porto do Rio de Janeiro e seguirá para o litoral do RS, mas especificamente em direção à cidade de Rio Grande, transportando oito embarcações de médio e pequeno porte. O objetivo é levar suprimentos para regiões alagadas e auxiliar no regaste aos moradores ilhados.

Tendo em vista a escassez de água potável para as vítimas do desastre, o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” também transportará duas estações móveis de tratamento de água, com capacidade para filtrar 20 mil litros por hora, conforme informações da Agência Marinha de Notícias.

O ramo das Forças Armadas responsável por conduzir operações navais também enviou 40 viaturas e 200 militares, além de equipes formadas por médicos e enfermeiros para atender as vítimas. Uma das oficiais da Marinha anunciou nas redes sociais que, além de doações, também está sendo feito o transporte de querosene para abastecer embarcações, viaturas e aeronaves no RS.

Efeitos das chuvas no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualiza diariamente o número de afetados pelas fortes chuvas no estado. Estima-se que ao menos 90 pessoas faleceram em decorrência dos temporais, 361 encontram-se feridas, 132 desaparecidas, 155 mil desalojadas e 47.147 em abrigos. Dos 497 municípios do RS, 388 foram afetados.

Publicidade