Publicidade

Qual é a função do magnésio no corpo?

Fraqueza, perda de apetite, fadiga e formigamentos são apenas alguns dos sintomas da deficiência do magnésio

Qual é a função do magnésio no corpo?
Alimentos ricos em magnésio – Crédito: Canva

Já imaginou que, por trás da sensação de fraqueza, perda de apetite e fadiga, pode estar a falta de magnésio? Estes são apenas alguns dos sintomas da deficiência deste mineral.

Publicidade

Além desses sinais, a baixa de magnésio em um estágio mais avançado pode apresentar contrações e cãibras musculares, dormência, formigamento, alterações de personalidade, espasmos coronários, ritmos cardíacos anormais e convulsões. É o que diz Lucila Santinon, nutricionista da Vitafor. Em casos de deficiência grave do nutriente, pode resultar em hipocalcemia (falta de cálcio no sangue) ou hipocalemia (baixo potássio no sangue), comprometendo ainda mais a saúde.

“O magnésio atua na formação de ossos e dentes, metabolismo energético, metabolismo de carboidratos e gorduras, equilíbrio de eletrólitos, funcionamento muscular, processo de divisão celular, entre outras atividades que promovem o bem-estar integral”

O que é o magnésio?

O magnésio é um mineral importante, desempenhando um papel em mais de 300 reações enzimáticas no corpo humano. Entre suas funções está a de ajudar na função muscular e nervosa, regular a pressão sanguínea e fortalecer o sistema imunológico.

Pode ser encontrada em alimentos como amêndoas, espinafre e castanha de caju, por exemplo. Porém, se uma pessoa não consegue obter o mineral suficiente através de sua dieta, seu médico pode recomendar tomar suplementos.

Publicidade

Segundo a especialista, que é pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia, os alimentos ricos em magnésio são: leguminosas, como feijão e lentilha,  vegetais verdes-escuros, carnes, leite, iogurte e derivados.

Benefícios do magnésio:

Melhora no sono: À medida que envelhecemos, nosso padrão de sono passa por mudanças. Um estudo que analisou estas alterações em um grupo de pessoas de 60 a 80 anos sugere que o mineral pode ajudar a reverter essas mudanças. Além disso,  ajuda a acalmar o sistema nervoso.

Saúde mental: De acordo com um estudo, o magnésio também pode trazer benefícios à saúde mental. Os participantes do levantamento fizeram a suplementação com cloreto de magnésio por seis semanas. Em suma, resultou em uma melhora clinicamente significativa nos sintomas de depressão e ansiedade.

Publicidade

Mais pique: Exercitar-se com baixos níveis de magnésio pode fazer com que o corpo trabalhe mais e isso faz com que aumente a demanda de oxigênio e energia.  Isso pode significar aumento na frequência cardíaca.