Publicidade

Estudante brasileira consegue bolsa de estudos em Harvard, Yale e Stanford

Que felicidade! Estudante fala sobre a sensação de conseguir bolsa de estudos em 3 faculdades estrangeiras: “Concretização de um sonho de muitos anos”

Estudante brasileira consegue bolsa de estudos em Harvard, Yale e Stanford
Estudante brasileira consegue bolsa de estudos em Harvard, Yale e Stanford – Arquivo Pessoal/Reprodução do Correio Braziliense

A estudante mineira Sofia Santos Oliveira, de 18 anos, acabou de realizar um sonho de muitos anos: ela conseguiu bolsa de estudos em Harvard, Yale e Stanford, três universidades americanas bem nomeadas. Filha de um vigilante e de uma acompanhante de inclusão, Sofia falou, em uma entrevista para o Correio Braziliense, sobre a felicidade de poder estudar fora.

Publicidade

Estudante brasileira consegue bolsa de estudos em Harvard, Yale e Stanford

A estudante aprendeu a falar inglês por conta própria e, hoje, dá aulas particulares nas horas vagas. Ela estudou o ensino fundamental em escola pública e conseguiu bolsa de estudos em um colégio particular de MG para o ensino médio.

“Ela sempre se destacou nas olimpíadas culturais das escolas. Ficava sempre entre os três primeiros colocados nas competições […] Quando criança costumava rabiscar e escrever nas paredes da casa toda. A gente chegava a esconder as canetinhas dela, mas ela continuava assim mesmo, usando a tinta das folhas espremidas”, contou o pai de Sofia, orgulhoso.

Ela ainda não sabe qual curso vai seguir (está em dúvida entre Química e Ciências Sociais), mas conta que viver tudo isso é uma realização de muitos anos. “É a concretização de um sonho de muitos anos. É um misto de emoção e alegria ver que o esforço de tanto tempo está sendo, agora, recompensado”, disse.

Para melhorar, ela ainda incentivou seus pais a retomarem os estudos. O pai, Elias Cândido dos Santos, de 50 anos, conclui neste ano o curso técnico de enfermagem. Já a mãe, Luciene Soares de Oliveira, de 53, vai tentar passar no vestibular para cursar pedagogia.

Publicidade

“Agora que não tenho mais a quem paparicar, vou me empenhar, seguir uma nova carreira. Afinal, nunca é tarde para realizar o sonho de ter um diploma”, disse Luciene.