Publicidade

“Eu posso ter o hoje ou 30 anos. Estou me sentindo viva”, diz Fátima Bernardes

Em participação especial no programa Roda Viva, Fátima Bernardes falou sobre etarismo, maturidade e a forma como ela lida com os problemas da vida

"Eu posso ter o hoje ou 30 anos. Estou me sentindo viva", diz Fátima Bernardes
“Eu posso ter o hoje ou 30 anos. Estou me sentindo viva”, diz Fátima Bernardes – Reprodução/Instagram

Nessa segunda-feira, 25 de julho, Fátima Bernardes, de 59 anos, fez uma participação especial no programa Roda Viva, da TV Cultura. Na entrevista, a apresentadora falou sobre vários setores da sua vida e a forma como lida com eles. Etarismo, maturidade, descoberta do câncer, vida pessoal/profissional foram alguns dos assuntos discutidos no programa. Com suas declarações, Fátima inspirou muitas pessoas.

Publicidade

Fátima Bernardes fala sobre maturidade

“Acho que envelhecer não é fácil, especialmente em questões de saúde. Você vê outras pessoas lidando com isso. Externamente, acho que como pessoa pública a gente tem que ajudar na reflexão. Penso que é uma luta perdida e eu gosto de briga boa, porque essa briga não vou ganhar nunca, porque nunca vamos ficar jovens para sempre”, disse, sobre maturidade e o processo de envelhecer. A jornalista completará 60 anos em setembro.

Depois, ela disse sobre um momento interessante que viveu ao lado do namorado, o político Túlio Gadelha. Na ocasião, uma pessoa a parou na rua para falar sobre como seu jeito de levar a vida a inspira e, com certeza, inspira outras pessoas. Fátima disse que é esse seu objetivo. E se sente satisfeita em conseguir fazê-lo.

“Uma vez, eu estava com Túlio, e uma mulher se aproximou de mim e disse: ‘Fátima, eu não enxergo luz no fim do túnel, mas eu enxergo isso em você’. A minha forma de lidar é ficar o mais saudável possível, fazendo atividades, descobrindo coisas novas. Estou sempre tentando aprender uma coisa nova. Nunca digo: ‘agora não dá mais’ ou ‘não dá mais tempo’. Eu posso ter o hoje ou 30 anos. Acho que estou me preparando pro futuro, me sentindo viva, atuante, e se isso inspirar outras pessoas, é nosso papel, é importante”.

Para finalizar, a apresentadora disse sobre o processo de descoberta do câncer. Em dezembro de 2020, ela descobriu um câncer no útero e precisou passar por uma cirurgia.

Publicidade

“O câncer foi um susto tão grande! Eu não sentia nada, o médico fez o exame por sorte – porque não dava pra ver muito bem – eu estava ótima, sem nenhuma preocupação. Acho que cobrei de mim um retorno mto rápido. Descobri cedo – dia 2 descobri e dia 6 operei – e pensei: ‘vou voltar de novo […] Acho que as pessoas precisam ver que não é uma sentença de morte. Só depois que as coisas acalmaram que eu comecei a pensar o que eu faria a partir dali, coisas que eu merecia oferecer pra mim mesma, de qualidade de tempo”, completou.