Publicidade

Falece Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, aos 43 anos

A ex-jogadora de voleibol Walewska Oliveira foi campeã olímpica nos Jogos de Pequim, em 2008. Atualmente, atuava como empresária e escritora

Falece Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, aos 43 anos
Falece Walewska Oliveira, ícone da Seleção Brasileira de vôlei, aos 43 anos – Reprodução/Instagram

Na noite desta última quinta-feira, 21 de setembro, faleceu uma das maiores personalidades que já passaram pela Seleção Brasileira de Voleibol Feminino, Walewska Oliveira, aos 43 anos. Segundo Boletim de Ocorrência, a esportista teria caído do 17.º andar de um prédio no bairro Jardins, em São Paulo.

Publicidade

Nota da CBV sobre Walewska Oliveira

A CBV, ou Confederação Brasileira de Voleibol, confirmou o falecimento de Walewska Oliveira mediante lançamento de nota. Em comunicado, a instituição relembrou os principais títulos da jogadora, que atuava na posição de central em quadras. O presidente da CBV, Radamés Lattari, se solidarizou com o caso. Confira abaixo:

“Com tristeza e imenso pesar, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) recebeu a notícia do falecimento da campeã olímpica Walewska na noite desta quinta-feira

Central de excepcional talento, Walewska defendeu por muitos anos a seleção brasileira feminina. Além da medalha de ouro nos Jogos de Pequim 2008, foi bronze em Sydney 2000, conquistou três títulos do Grand Prix, os Jogos Pan-Americanos de 1999 e a Copa das Campeões de 2013.

‘Walewska era uma jogadora especial, sua trajetória no esporte será para sempre lembrada e reverenciada. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e os amigos desta grande jogadora’, diz o presidente da CBV, Radamés Lattari”.

Publicidade

História de Walewska Oliveira no esporte

A ex-jogadora Walewska Oliveira atuava pela Seleção Brasileira de Voleibol durante dos Jogos de Pequim, em 2008. Ali, no Oriente, ganhou ao lado do time o primeiro ouro olímpico do vôlei feminino brasileiro. Esta, porém, não foi a primeira medalha de Wal na competição mais importante do mundo. A mineira entrou para a Seleção em 1997 e, em 2000, nos Jogos Olímpicos de Sidney, conquistou medalha de bronze.

Além da Seleção Brasileira, Walewska Oliveira também defendeu alguns clubes, como Minas, Osasco e o último de sua carreira, Praia Clube. Em entrevista publicada em 2022 pelo Globo Esporte, a ex-jogadora falou sobre sua aposentadoria: “Minha carreira foi lindíssima. Eu tenho muito a agradecer a todo mundo, ao Praia Clube por ter terminado a carreira aqui, por ter participado desse grupo. Vou guardar esse momento para o resto da vida”.

Fora das quadras, em 2023, Walewska lançou seu livro autobiográfico, chamado “Outras redes”. Nele, conta que, aos 12 anos, saiu de casa e pegou um ônibus para seu primeiro teste nas quadras, no time Minas. A ex-jogadora também explorou o mundo audiovisual e lançou o documentário “O Último Ato”.

Publicidade