Publicidade
Inédito! Primeiras imagens da superfície de Vênus em luz visível são divulgadas pela Nasa – Foto: NASA / Divulgação

A Nasa, agência espacial dos Estados Unidos, divulgou pela primeira vez imagens da superfície do planeta Vênus, segundo do sistema solar, em luz visível. Os registros são considerados inéditos, pois, o astro é recoberto por uma espessa camada de nuvens que dificulta sua visualização concreta.

Publicidade

As fotografias tiradas a partir do espaço foram feitas através da Sonda Solar Parker. Nela, estão instaladas câmeras conhecidas como Geradoras de Imagens de Campo Largo da Sonda Solar, ou WISPR (sigla em inglês), as responsáveis pelas imagens.

+++ Em Porto Alegre, cachorro paraplégico é homenageado e ganha mural em viaduto

Primeiras imagens da superfície de Vênus em luz visível

Os registros captaram partes claras, mas altas, e escuras, mais baixas, do planeta, num esquema simples de relevo. Considerando a altitude, as partes mais altas são as mais frias, já as mais baixas tendem a ser as mais quentes. Tudo isso, claro, nas condições normais do planeta: com uma temperatura média de 450 graus, nuvens tóxicas e uma atmosfera pesada, composta principalmente por dióxido de carbono e quase nada de vapor de água.

+++ Presidente da Macedônia do Norte leva à escola menina com síndrome de Down que sofreu bullying

Publicidade

O programa Venera, da União Soviética, foi o único que, até então, captou imagens da superfície de Vênus, quando um veículo espacial pousou no planeta. Até então, antes de as imagens da Sonda Solar Parker chegarem até nós, os astrônomos estudavam Vênus através de infravermelhos e radares.