inspiracao   / Mistérios da Humanidade

Mistério de Stonehenge é desvendado por cientistas; monumento teve sua origem descoberta

Arqueólogos identificaram local onde as pedras foram retiradas milênios atrás

Bons Fluidos Publicado sexta 31 julho, 2020

Arqueólogos identificaram local onde as pedras foram retiradas milênios atrás
Pedras de Stonehenge foram retiradas de um local próximo de onde elas estão hoje - Pexels/ Stephen Alicia

As majestosas rochas de Stonehenge tiveram sua provável origem desvendada após milênios de mistério. 

Um dos patrimônios da humanidade mais famosos do mundo, localizado em Wilthire, na Inglaterra, teve sua origem desvendada após arqueólogos avaliarem o arenito presente nos blocos, que medem até 20 metros e pesam 20 toneladas. 

Uma pesquisa publicada na revista Science Advances, na última quinta-feira, 30, revelou que as rochas de Stonehenge teriam sido retiradas de West Wood, uma região localizada há cerca de 24 quilômetros do local onde está hoje. 

+ VEJA TAMBÉM: Espetáculo! Solstício de verão em Stonehenge será exibido ao vivo online pela primeira vez

Tudo aconteceu depois que um dos trabalhadores que atuaram na restauração do monumento em 1958 retirou um pedaço de um dos blocos e guardou com ele durante 60 anos. 

Em 2019, o homem resolveu devolver o pedaço "roubado" à English Heritage, órgão que cuida da preservação do patrimônio, e a partir daquele pedaço de rocha, arqueólogos puderam fazer estudos mais invasivos para analisar a origem da pedra. 

Após uma série de pesquisas geoquímicas, feitas na Universidade de Brighton, no Reino Unido, os pesquisadores concluíram que 50 das 52 sarsens (nome dado aos blocos) presentes no local tinham uma origem em comum, no entanto, ainda não se sabe como foi possível transportar peças tão pesadas naquela época. 

Acredita-se que o local era usado por povos antigos para a realização de cultos e rituais religiosos e até hoje o local recebe turistas de todo o mundo para a contemplação desse misterioso monumento.

Último acesso: 27 Sep 2020 - 23:20:55 (1043168).