Pesquisadores israelenses criam espécie de bafômetro que detecta o novo coronavírus em apenas 1 minuto
Existe a possibilidade de obter um resultado positivo, inclusive, com pessoas assintomáticas; confira
Existe a possibilidade de obter um resultado positivo, inclusive, com pessoas assintomáticas; confira
Enquanto a vacina contra a Covid-19 não é aprovada, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, localizada na cidade de Bersebá, em Israel, criaram um aparelho capaz de detectar em apenas um minuto a presença do novo coronavírus no organismo humano.
+ VEJA: Laboratório russo afirma que terá vacina contra Covid-19 aprovada em duas semanas; entenda
O dispositivo criado pelos cientistas funciona como uma espécie de bafômetro, ou seja, aparelho que mede a concentração de álcool etílico na corrente sanguínea sob análise do ar pulmonar.
Neste caso, para identificar a presença do vírus, a pessoa deve soprar o novo dispositivo por quase 1 minuto. Em seguida, sensores irão analisar as partículas da respiração e fornecerão a resposta do exame em 20 segundos. Existe a possibilidade de obter um resultado positivo, inclusive, com pessoas assintomáticas.
O novo método eletro-ótico é composto de um kit de 7 centímetros, acoplado a uma cápsula que contém um chip eletrônico com milhares de sensores. O aparelho ainda permite que o teste seja feito com coletas biológicas do muco da garganta e nariz.
Para o portal G1, Gabby Sarusi, vice-diretor de pesquisa da Escola de Engenharia Elétrica e Computação da Universidade Ben-Gurion, apontou sobre a mecânica do produto: “Se iluminarmos este chip com um tipo de radiação sem o vírus, teremos um tipo de resposta a uma radiação eletromagnética. Mas se há vírus no chip, obtemos uma diferente resposta”.
O valor estimado para cada exame com o novo aparelho corresponde a 50 dólares.