inspiracao   / Na luta conta o coronavírus

No Dia do Índio, Congresso nacional presta homenagem aos indígenas mortos pela Covid-19

A iniciativa da projeção foi feita pela parlamentar Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal

Bons Fluidos Publicado terça 20 abril, 2021

A iniciativa da projeção foi feita pela parlamentar Joenia Wapichana (Rede-RR), primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal
No Dia do Índio, Congresso nacional presta homenagem aos indígenas mortos pela Covid-19 - Foto: TV Globo / Reprodução

"Todo dia era dia de índio, mas agora eles só têm o dia 19 de abril" é o que podemos escutar na música da icônica cantora Baby do Brasil.

Nesta data em 2021, o Congresso Nacional decidiu prestar uma homenagem aos indígenas mortos atingidos ela Covid-19 com uma projeção durante a noite desta última segunda-feira.

+ VEJA: Maldivas irão oferecer vacinas da covid-19 aos turistas que visitarem o arquipélago

Além de desenhos em vermelho característicos das pinturas realizadas pelos povos, pudemos ver estampados também frases como "Vidas indígenas importam", "Emergência indígena", "Nossa luta é pela vida""A mãe do Brasil é indígena", o nome dos 163 povos atingidos pela doença pandêmica e os rostos os indígenas que faleceram.

De acordo com Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), somaram 1.038 vítimas indígenas no novo coronavírus. Mais de 52 mil índios foram infectados.

+ VEJA: Nordeste é a região do Brasil com menor taxa de mortalidade por Covid-19 dos últimos 30 dias

A iniciativa da projeção foi idealizada pela primeira mulher indígena a ocupar um cargo de deputada federal, Joenia Wapichana da Rede-RR.

Criar barreiras sanitárias, retirar os garimpeiros dos territórios demarcados e incluir os indígenas que não vivem em aldeias no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 é algumas das medidas sugeridas pela Apib para conter o vírus entre os povos indígenas do Brasil.

Último acesso: 22 Jan 2022 - 20:56:42 (1044794).