Padeiro italiano prepara ‘pão da paz’ e ajuda refugiados ucranianos
Matteo Cunsolo é um padeiro italiano e tomou a iniciativa do ‘pão da paz’; o lucro dos alimentos vem ajudando refugiados da Ucrânia

Matteo Cunsolo é um padeiro italiano e tomou a iniciativa do ‘pão da paz’; o lucro dos alimentos vem ajudando refugiados da Ucrânia
Em meio à guerra, um alento para o coração! Matteo Cunsolo é um padeiro de uma pequena cidade da Itália. Desde que o conflito entre Rússia e Ucrânia começou, ele tenta ajudar da maneira que pode: tem escrito a palavra “paz” nos pães que vem fazendo nos últimos dias.
Em entrevista à Associated Press, Matteo disse que resolveu fazer os pães e destinar parte do lucro para a caridade. O padeiro decidiu fazer isso quando viu uma reportagem sobre refugiados ucranianos agradecendo quando receberam pão e bebidas quentes na fronteira polonesa.
+++ Pedro Bial fala que momento de quarentena foi importante na sua relação com as filhas
“Quando ouvi a palavra pão, pensei: ‘Ok, sou padeiro, o que posso fazer para ajudar?’ Depois de fugir das bombas, talvez viajando pelas florestas à noite no frio, acho que um biscoito é como um pequeno carinho que pode ajudar a trazer um sorriso no rosto de uma criança”, disse, na entrevista.
As palavras estampadas nos alimentos são feitas com spray à base de manteiga. O padeiro afirmou que assa cerca de 44 quilos de pão da paz por dia e já vendeu mais de US$ 2.214 em pão da paz. Os fundos foram doados para uma organização de serviço comunitário.
+++ Desintoxicação: ervas que ajudam a limpar o corpo
Agora, em parceria com outros profissionais da área, Matteo pretende fazer mais de uma tonelada de biscoitos e entregar aos refugiados, além de outros alimentos, roupas e itens de higiene.