Pão francês, pão de sal ou cacetinho? Veja como reproduzir essa receita sem sair de casa
Veja como preparar o clássico pão de padaria com poucos ingredientes nesta quarentena
Veja como preparar o clássico pão de padaria com poucos ingredientes nesta quarentena
Nada melhor do que um pão quentinho para acompanhar nosso café logo pela manhã ou para preparar misto-quente no jantar, não é mesmo? São diversas as formas de consumi-lo! Até bolo dá pra fazer. Quer saber como? CLIQUE AQUI.
Hoje, a Bons Fluidos irá passar para vocês uma receita clássica de pão francês, também conhecido como pão de sal, cacetinho e até pão careca, dependendo da região do país.
O pão ficará crocante por fora e bem macio por dentro, digno de um pão de padaria. Lembrando que a receita é do youtuber Adriano Ribeiro, do canal Amo Pão Caseiro.
Ingredientes da esponja (ou pré-fermento):
Ingredientes da massa:
Modo de preparo:
Em um recipiente, acrescente a farinha de trigo, o fermento e a água em temperatura ambiente. Mexa bem até virar uma massa homogênea e deixe descansar de 30 a 60 minutos. Quando ela triplicar de tamanho e encher de bolhas, estará pronto o que chamamos de esponja.
Para o próximo passo, você poderá usar uma batedeira planetária, específica para esse tipo de receita, ou as próprias mãos. Adicione no mesmo recipiente da esponja o restante da farinha, o sal e o açúcar. Por fim, vá acrescentando a água gelada, aos poucos.
Na batedeira, bata os ingredientes em velocidade baixa por 5 minutos. Já com a massa uniforme, bata na velocidade média por mais 5 minutos. Por fim, acrescente a manteiga em temperatura ambiente e ligue novamente a batedeira por mais 5 minutos. Os últimos 10 minutos de sova rolarão em velocidade alta. Totalizando, 25 minutos batendo a massa.
Modele uma bola, cubra com um pano de prato e deixe fermentar de 15 a 30 minutos, ou até a massa dobrar de tamanho.
Divida sua massa em 6 pedaços. Para modelar, abra cada uma das bolinhas com os dedos e vá enrolando do topo até o final, dando pequenas voltas. Repita o processo com cada uma das massas duas vezes. Posicione-as sobre uma assadeira untada e deixe descansar por mais 60 minutos.
Preaqueça o forno em 250 graus. Adriano explica que para fazer pão francês, o ideal é que exista bastante vapor. Por isso, ele enrola em uma assadeira menor dois panos de prato e preenche com água fervendo.
Faça um corte reto na parte superior dos pães e leve-os ao forno com a assadeira menor com a água e os panos. Passados 15 minutos, retire a assadeira menor e deixe os pães cozinhando por mais 15 minutos, totalizando 30 minutos.