Publicidade
Sem ovos e leite condensado, receita prática de pudim de pão leva apenas 3 ingredientes – Reprodução/YouTube – Receitas da Cris

Sabor e praticidade! Existe combo mais perfeito que esse dentro de uma cozinha? Esse é o caso do famoso pudim de pão amanhecido!

Publicidade

A cozinheira, confeiteira e youtuber Cristina Mesquita, dona do canal Receitas da Cris, provou que alguns alimentos que teoricamente já teriam ‘passado do ponto’ podem vir a ser protagonistas de outras receitas.

Como se não bastasse, Cris ainda conta que iremos precisar de apenas 3 ingredientes para que essa maravilha aconteça. Vamos ver?

Pudim de pão amanhecido com apenas 3 ingredientes

Você irá precisar de:

  • 5 pães franceses amanhecidos (também conhecido como pão cacetinho ou pão de sal)
  • 3 xícaras de leite (de 240 ml cada)
  • 2 xícaras de açúcar (de 240 ml cada)

Para a calda:

Publicidade
  • 1 xícara de açúcar (de 240 ml)
  • 1/2 xícara de água (120 ml)

Modo de preparo:

Primeiramente, pique o pão amanhecido e coloque os pedaços dentro de uma bacia. Em seguida, despeje delicadamente todo o leite por cima do pão e deixe essa mistura de molho enquanto você prepara a calma do pudim.

Para a calda, despeje o açúcar numa panela preferencialmente funda e ligue o fogo baixo. Deixe o açúcar parado até que as bordas comecem a derreter. A partir desse momento, mexa sem parar para evitar que queime. Quando o açúcar estiver todo derretido, acrescente a água. Ela formará uma ‘crosta’. Mexa até derreter novamente. Sua calda deverá atingir uma cor âmbar, ainda bem líquida. Desligue o fogo e despeje essa calma numa forma (no caso, Cris usou uma de 22×09 cm). Espalhe bem, inclusive pelas laterais.

Publicidade

De volta à massa, bata no liquidificador o pão que estava de molho com o leite junto com o açúcar por aproximadamente 2 minutos até que a mistura fique homogênea. Se sua massa ficar muito grossa, você poderá acrescentar um pouco mais de leite. Em seguida, despeje a massa na forma de pudim e leve ao forno pré aquecido a 200 graus em banho-maria. Asse na potência máxima por 1 hora.

Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva! Se quiser, você poderá dar uma esquentadinha na calda que ficou na forma para jogar por cima. Faça isso na boca do fogão. Bom apetite!

Confira o vídeo:

Publicidade