Para o beija-flor, o mundo é mais colorido; Eles vêm cores que nós humanos não somos capazes
Ciência comprovou que os beija-flores selvagens enxergam a plumagem das aves e as cores das plantas em tons que os seres humanos não podem ver
Ciência comprovou que os beija-flores selvagens enxergam a plumagem das aves e as cores das plantas em tons que os seres humanos não podem ver
Cientistas da Universidade de Princeton, nos EUA, descobriram que os beija-flores selvagens são seres muito mais completos e complexos do que os humanos pensavam.
Ao realizar um estudo minucioso com a espécie, os pesquisadores descobriram que, além de rápidos e impossíveis de serem observados detalhadamente a olho nu, os beija-flores são, também, tetracromáticos. O que isso significa? Que eles têm quatro canais receptores de cores, enquanto nós humanos só possuímos três.
Para constatar essa informação, os responsáveis pela pesquisa equiparam os alimentadores dos pássaros com luzes de LED, que apresentavam uma sutil diferença entre os tons — imperceptível aos olhos humanos. Uma delas, a mais doce, tinha um tom de verde-UV. A outra, sem açúcar, tinha a cor verde normal.
De acordo com a matéria publicada no site da National Geographic, nas 19 vezes em que o experimento foi feito, desde 2016 até 2018, que contou com mais de 6.000 visitas de beija-flores, os cientistas perceberam que eles escolheram sempre o alimentador com sabor doce. Mesmo com tons praticamente iguais.
MUNDO COLORIDO
Enquanto os humanos possuem três cones receptivos que distinguem as cores azuis, verde e vermelho, os beija-flores possuem quatro e, inclusive, ficou comprovado que eles enxergam 30% da plumagem das aves e 35% das cores das plantas em tons que os seres humanos não podem ver (espectrais).