Publicidade

Ativista paquistanesa, Malala Yousafzai se forma na Universidade de Oxford aos 22 anos

Oito anos após ser baleada pelo Talibã, a jovem laureada com o Nobel da Paz comemorou a formatura

Ativista paquistanesa, Malala Yousafzai se forma na Universidade de Oxford aos 22 anos – Instagram / @malala

Malala Yousafzai, de 22 anos, ativista paquistanesa laureada com o Nobel da Paz em 2014, se formou em Filosofia, Política e Economia pela Universidade de Oxford.

Publicidade

A notícia foi dada pela própria jovem nesta sexta-feira, 19, através de suas redes sociais. Nas imagens compartilhadas, Malala surgiu revestida com espumas e tintas pelo corpo, em sinal de comemoração. Em uma segunda foto, a jovem apareceu sentada ao lado dos pais e irmãos em frente a um bolo que continha as palavras: “Feliz formatura, Malala”.

Ativista do direito de estudar, a jovem anunciou na legenda da publicação: “Difícil expressar minha alegria e gratidão neste momento, ao concluir meu curso de Filosofia, Política e Economia em Oxford. Eu não sei o que está por vir”. Em seguida, ela ainda brincou: “Por enquanto, será no Netflix, lendo e dormindo”.

HISTÓRIA DE LUTAS E SUPERAÇÃO

Aos 11 anos de idade, Malala Yousafzai teve sua escola localizada no noroeste do Paquistão fechada por militares do Talibã, movimento islâmico radical sunita. Desde então, a jovem luta pelo direito de estudo em seu país.

Publicidade

Quando tinha apenas 14 anos, Malala foi baleada na cabeça por homens que faziam parte do Talibã em um ônibus lotado de crianças. Mais duas meninas foram feridas pelas balas. As três sobreviveram.

Após o incidente, a jovem se instalou com a família na Inglaterra como um refúgio. Em outubro do mesmo ano, recebeu o Prêmio Nobel da Paz pela “luta contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”. Em 2017, ela ingressou nos estudos de Filosofia, Política e Economia na Universidade de Oxford.

Publicidade