Projeto social abre inscrições para curso gratuito de capacitação para estudantes do ensino médio em São Paulo
Iniciativa oferece 80 vagas com foco em competências socioemocionais, educação financeira e preparação para o futuro

Iniciativa oferece 80 vagas com foco em competências socioemocionais, educação financeira e preparação para o futuro
A Associação Projete, que há mais de 10 anos capacita jovens no interior de São Paulo e há dois anos atua na capital, abriu as inscrições para o curso Projete o Futuro. A iniciativa gratuita prepara estudantes do ensino médio para o mercado de trabalho. Além disso, garante a continuidade dos estudos, abordando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades socioemocionais.
Com 80 vagas disponíveis para alunos da rede pública de São Paulo, o curso acontece aos sábados. Ocorrem 24 encontros com mentorias e conteúdos voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal. Além das aulas, os participantes recebem vale-transporte, alimentação e material didático sem custo, e a jornada de aprendizado se encerra com uma cerimônia de formatura.
Para participar, os interessados devem preencher um questionário socioeconômico e enviar uma redação de 20 a 40 linhas no ato da inscrição. A banca avaliadora da equipe do Projete entrevistará os selecionados na primeira etapa. As inscrições vão até 31 de março e devem ser feitas pelo link.
O Projete o Futuro chegou à capital paulista com o apoio de empresas parceiras, como Indigo, Dona Deôla, Hospital Israelita Albert Einstein e Grupo GPS. No interior, a iniciativa já impactou mais de 1.400 jovens, ampliando oportunidades e transformando trajetórias.
“Mesmo com pouco tempo de atuação na capital, o Projete já tem uma longa história de acreditar no potencial dos jovens. Nosso objetivo é oferecer a capacitação necessária para que eles possam alcançar seus sonhos, seja no mercado de trabalho ou na educação, sem que isso represente um custo para suas famílias”, afirma Marcos Desideri, coordenador da Associação.
Fundado em 2013 por iniciativa de empresas privadas de Ribeirão Preto, o curso capacita jovens do ensino médio de escolas públicas nas competências socioemocionais, conhecidas como soft skills. Para isso, oferece mentorias aos sábados no período da manhã, trabalhando temas como educação financeira, gestão organizacional, comunicação e habilidades de relacionamento, gestão de projetos e mais. Com mais de 1.400 jovens formados, 73% do público continua estudando seja em ensino técnico ou superior após a realização do programa. O curso é 100% gratuito e fornece vale-transporte, alimentação e apostilas sem nenhum custo, com realização de formatura gratuita no final do período de aprendizado.
*Texto feito em parceria com Bruna Martinelli, da assessoria Outras Palavras