Resultado histórico! Brasil fica entre os 10 melhores países na Olimpíada Internacional de Matemática
Esta foi a melhor colocação do país em 39 anos de competição

Esta foi a melhor colocação do país em 39 anos de competição
O Brasil conquistou a 10ª posição na Olimpíada Internacional de Matemática, ficando à frente de potências como Japão, Alemanha, França e Canadá. Esta foi a melhor colocação do país em 39 anos de competição.
A competição, que estava prevista para acontecer em São Petersburgo, na Rússia, aconteceu virtualmente devido à pandemia entre os dias 21 e 22 de setembro.
Ao todo, 105 países disputaram a edição mais recente do torneio e a equipe brasileira contou com seis alunos entre 14 e 19 anos, que juntos somaram 165 pontos nas provas aplicadas nas Universidade Federal do Ceará (UFC) e no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.
Os jovens Pedro Cabral, Francisco Neto, Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza, Ceará; Bernardo Trevizan, de São Paulo; Guilherme Dantas, de Maricá, no Rio de Janeiro e Pablo Andrade, de Teresina, no Piauí deram um show de conhecimento e conquistaram 1 medalha de ouro e 5 de prata.
Antes de chegarem a competição internacional, os alunos venceram a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), passaram por processos seletivos, treinamentos e foram orientados por Carlos Gustavo Moreira, pesquisador do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e coordenador-geral da OBM, e Matheus Secco, da Academia de Ciências Tcheca.
Veja a lista da colocação dos 10 primeiros países na Olimpíada Internacional de Matemática: