inspiracao   / Cozinha prática

Sem ovos e leite condensado, receita prática de pudim de pão leva apenas 3 ingredientes; confira!

Cris Mesquisa ensina como preparar um delicioso pudim de pão amanhecido com apenas ingredientes simples

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 12 maio, 2020

Cris Mesquisa ensina como preparar um delicioso pudim de pão amanhecido com apenas ingredientes simples
Sem ovos e leite condensado, receita prática de pudim de pão leva apenas 3 ingredientes - Reprodução/YouTube - Receitas da Cris

Sabor e praticidade! Existe combo mais perfeito que esse dentro de uma cozinha?

A cozinheira, confeiteira e youtuber Cristina Mesquita, dona do canal Receitas da Cris, mostrou que alguns alimentos que teoricamente já teriam 'passado do ponto' podem vir a ser protagonistas de outras receitas. Esse é o caso do famoso pudim de pão amanhecido!

Como se não bastasse, Cris ainda conta que iremos precisar de apenas 3 ingredientes para que essa maravilha aconteça. Vamos ver?

Você irá precisar de:

  • 5 pães franceses amanhecidos (também conhecido como pão cacetinho ou pão de sal)
  • 3 xícaras de leite (de 240 ml cada)
  • 2 xícaras de açúcar (de 240 ml cada)

Para a calda:

  • 1 xícara de açúcar (de 240 ml)
  • 1/2 xícara de água (120 ml)

Modo de preparo:

Primeiramente, pique o pão amanhecido e coloque os pedaços dentro de uma bacia. Em seguida, despeje delicadamente todo o leite por cima do pão e deixe essa mistura de molho enquanto você prepara a calma do pudim.

Para a calda, despeje o açúcar numa panela preferencialmente funda e ligue o fogo baixo. Deixe o açúcar parado até que abordas comecem a derreter. A partir desse momento, mexa sem parar para evitar que ele queime. Quando o açúcar estiver todo derretido, acrescente a água. Ela formará uma 'crosta'. Mexa até derreter novamente. Sua calda deverá atingir uma cor âmbar, ainda bem líquida. Desligue o fogo e despeje essa calma numa forma (no caso, Cris usou uma de 22x09 cm). Espalhe bem, inclusive pelas laterais.

De volta à massa, bata no liquidificador o pão que estava de molho com o leite junto com o açúcar por aproximadamente 2 minutos até que a mistura fique homogênea. Se sua massa ficar muito grossa, você poderá acrescentar um pouco mais de leite. Em seguida, despeje a massa na forma de pudim e leve ao forno pré aquecido a 200 graus em banho-maria. Asse na potência máxima por 1 hora.

Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva! Se quiser, você poderá dar uma esquentadinha na calda que ficou na forma para jogar por cima. Faça isso na boca do fogão. Bom apetite!

Confira o vídeo:

 

Último acesso: 21 Sep 2020 - 15:12:35 (1042713).