inspiracao   / Lembrança eterna

Uma das maiores cantoras brasileiras, Elizeth Cardoso é homenageada pelo Google na data que comemoraria 101 anos de vida

A artista ficou conhecida como "A Divina" e foi uma das maiores intérpretes brasileiras

BONS FLUIDOS Publicado sexta 16 julho, 2021

A artista ficou conhecida como
Google Doodle homenageia Elizeth Cardoso - Reprodução/ Google Search

Aclamada pela crítica nacional e internacional durante sua carreira, Elizeth Moreira Cardoso, ou apenas Elizeth Cardoso, foi uma das maiores artistas já conhecidas aqui no Brasil. É por isso que nesta sexta-feira, 16 de julho, dia em que faria 101 anos de vida, ela foi homenageada na primeira página do Google.

Elizeth, "A Divina", nasceu em 1920, no subúrbio de São Francisco Xavier, próximo ao Morro da Mangueira, em uma família pobre, e sempre teve o sonho de ser uma grande artista. Desde pequena, seu pai já a levava para cantar pelos bairros do Rio de Janeiro, mas seu grande desejo de se tornar cantora foi interrompido aos 10 anos, quando precisou parar de estudar e começar a trabalhar para ajudar a sustentar a família.

Pouco tempo depois, em seu aniversário de 16 anos, tudo mudou em sua vida por um simples motivo: os convidados de sua festa pediram para que ela cantasse... E ela cantou! Jacob do Bandolim, que estava presente, se impressionou e apresentou sua voz a cantores renomados como Noel Rosa e Aracy de Almeida, que reconheceram seu talento e fizeram parcerias musicais por volta de 1940.

Foi a partir disso que Elizeth Cardoso gravou seu grande sucesso "Canção de Amor", e cresceu ainda mais a ponto de ter a colaboração de Vinícius de Moraes e Tom Jobim no álbum que lançou em 1958. 

O disco que ganhou o nome de "Canção do Amor Demais" é importante até hoje, porque se tornou o SÍMBOLO do marco inicial do que conhecemos hoje como BOSSA NOVA e foi listado pela revista Rolling Stone Brasil como um dos 100 melhores álbuns brasileiros de todos os tempos. 

Pixinguinha chamava a cantora de "a mais brasileira das cantoras brasileiras".

Grande sucesso na música, Elizeth faleceu no dia 7 de maio de 1990, no Rio de Janeiro, vítima de um câncer de estômago.

Último acesso: 29 Nov 2021 - 09:26:05 (1045361).