inspiracao   / Coronavírus

Veja como separar o lixo adequadamente durante quarentena; medida garante maior proteção dos coletores de resíduos

Confira ainda como aproveitar o isolamento social para começar a fazer a coleta seletiva em casa

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 9 junho, 2020

Confira ainda como aproveitar o isolamento social para começar a fazer a coleta seletiva em casa
Veja como separar o lixo adequadamente durante quarentena - PxHere

Durante essa quarentena, algumas mudanças na hora de descartar o lixo doméstico são essenciais para manter a saúde dos coletores de resíduos e garantir a proteção desses profissionais que se arriscam diariamente pelas ruas e mantém a cidade limpa.

O movimento Recicla Sampa está sendo o responsável por passar um recado de conscientização aos cidadãos para que estes colaborem não deixando as sacolas plásticas mal fechadas ou rasgadas, evitando o contato dos trabalhadores com possíveis resíduos contaminados com o vírus causador da Covid-19, além de diversos outros vírus e bactérias.

Segundo orientações do movimento, o ideal também neste período é ensacar duas vezes os materiais descartados, dando um nó bem forte no saco plástico. Os sacos devem ser resistentes, descartáveis e preenchidos com até dois terços da capacidade.

Por fim, precisamos nos atentar ao descarte de luvas e máscaras de proteção que estão sendo usadas pela população nessa época. Esses materiais não devem ser jogados no lixo reciclável, pois correm o risco de estarem contaminados.

Se você quiser aproveitar o isolamento social para começar a fazer a coleta seletiva em casa, o Recicla Sampa ainda separou algumas dicas simples. Nunca é tarde!

Confira as dicas abaixo:

  • Tenha duas lixeiras em casa: uma para lixo orgânico e outra para lixo reciclável. Se possível, coloque etiquetas indicando cada uma delas;
  • Não molhe o material reciclável, pois isso inviabiliza seu reaproveitamento; retire os resíduos de embalagens de vidro, plástico, longa vida, garrafas pet e latas antes de reciclá-las;
  • Na hora de descartar materiais cortantes — vidro, por exemplo — não esqueça de embrulhar em jornais ou papeis de espessura grossa e etiquetar. Isso evita que o coletor se machuque;
  • Restos de alimento e cascas de frutas são lixo orgânico. Por isso, não misture com o lixo reciclável;

Último acesso: 22 Oct 2020 - 14:34:23 (1042861).