Exuberante por natureza

Conhecida por suas pétalas aveludadas, a Sinningia speciosa, ou gloxínia, tuberosa nativa do Brasil, é de fácil cultivo e floresce praticamente o ano

Sinningia speciosa – Shutterstock

Local

Publicidade
Em vasos ou jardineiras que recebam sol pela manhã. A gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não tolera a exposição direta aos fortes raios solares. 
Rega
A cada dois ou três dias. Coloque água no prato sob o vaso para que a terra vá absorvendo. Depois da fl oração a rega deve ir diminuindo até que a planta entre em dormência (quando parece seca).

Poda
No final da floração. Quando perdem a maioria das folhas, deve-se limpar os bulbos e guardá-los em local seco e fresco (uma caixa de sapatos, por exemplo) para o replantio no final do inverno.
Plantio
Reenvase o bulbo no início da primavera, usando um composto à base de turfa. Conserve-o seco. Quando as folhas aparecerem, comece a regar com cuidado e deixe o composto sempre umedecido. 
Adubação
Depois que os botões se formarem, adicione fertilizante líquido (10:10:10) à água das regas, uma vez por semana – até as flores murcharem. Para fortalecer a imunidade, pulverize água morna no ar. 

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.