5 dicas preciosas de Mindful Eating e Mindfulness para o fim de ano
Na coluna de hoje, Luiza Bittencourt nos ensina a aproveitar conscientemente o final de ano e reconhecer as conquistas de 2022

Na coluna de hoje, Luiza Bittencourt nos ensina a aproveitar conscientemente o final de ano e reconhecer as conquistas de 2022
Fim de ano é sempre correria! São milhões de compromissos, todo mundo querendo dar conta de tudo que não foi resolvido durante o ano que passou, muitas vezes “comendo” as emoções e fazendo dietas para atingir o tão sofrido “projeto verão”.
É hora de parar e respirar. Por isso, algumas dicas simples e rápidas para usar todos os dias, em qualquer lugar podem ajudar neste momento. E isso pode ser feito no jantar de Natal, no bar com os amigos, na viagem de férias ou onde quiser. É possível praticar Mindfulness e Mindful Eating, cuidar da saúde física e mental e se proporcionar mais bem-estar.
Pode parecer impossível no meio dessa correria toda dar uma parada, mas é necessário. Pause por poucos segundos, pelo menos 3 vezes ao dia. E não precisa ser muito, cerca de 10 a 30 já está ótimo.
Coloque uma mão no abdômen e outra no peito, feche os olhos se quiser, e sinta por alguns segundos a sua respiração. Isso ativará seu sistema parassimpático e trará uma sensação de relaxamento e presença. Assim você retoma suas atividades com mais qualidade.
Neste caso – muito comum, o Mindful Eating irá lhe ajudar. Repouse os talheres ou a comida que está na sua mão. Ficar com a comida ou talheres na mão, já esperando outra mordida ou fazendo outra garfada é uma manifestação de ansiedade.
Solte os talheres e mastigue mais vezes, com mais calma. Só após engolir, aí, sim, você prepara outra garfada. O corpo precisa de uns 15 minutos para que ele e a mente conversem e você receba um sinal de saciedade. Se dê esse tempo usando essa dica.
Ver essa foto no Instagram
Muitas vezes, repetimos o prato porque não sentimos direito o sabor. A sua satisfação não foi resolvida e isso tem a ver com sua língua, com suas papilas gustativas. Se você come rápido ou de forma desatenta, a língua não aproveita a festa. Vai comer algo que ama? Olhe, cheire, curta o sabor!
Assim, vai perceber que não precisa de uma quantidade enorme para se satisfazer (todos os meus alunos ficam impressionados quando descobrem isso, na prática, é muito libertador).
Todo ano as pessoas falam que foi o pior ano, já percebeu? A vida não é um bloco: do dia, da semana, do mês, do ano. Tem sempre coisas boas e coisas desafiadoras acontecendo, onde você coloca a lente de aumento? Pare de reclamar e se vitimizar.
Algo muito legal é praticar a GRATIDÃO. O que você conquistou esse ano? Você curte as pequenas grandes coisas do seu dia? Faça um diário ou potinho da gratidão (aliás, ótima prática em família) e relembre tudo de incrível que você tem.
Se alimentar melhor, se cuidar mais, começar um exercício físico, meditar. A vida acontece de momento em momento! Comece agora com um mini-hábito, por exemplo, meditar 5 minutos por dia. Assim, você irá parar com a autossabotagem e procrastinação. Não se deixe para depois.
Desejo que o seu último mês do ano seja cheio de leveza, presença, autocompaixão e mais amor! Para mais informações, acesse meu perfil no Instagram, @mindful.luizabittencourt.