Ícone do site

Setembro amarelo e atenção plena: prática de Mindfulness pode ajudar nos transtornos mentais

Published 05/09/2022
Setembro amarelo e atenção plena: prática de Mindfulness pode ajudar nos transtornos mentais

Setembro amarelo e atenção plena: prática de Mindfulness pode ajudar nos transtornos mentais - FREEPIK

Setembro Amarelo é a campanha que faz a conscientização sobre o suicídio, que geralmente ocorre por conta da depressão.

A proposta é mais uma oportunidade para chamar grande atenção para o assunto “saúde mental” entre a população mais uma vez. Se esse já era um tema importantíssimo antes, com o surgimento da COVID, ele se tornou algo ainda essencial. A pandemia de forma geral acabou afetando a saúde mental de muitas pessoas. Estudos recentes mostraram um aumento da angústia, ansiedade e depressão.

O Brasil já era o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2020. Isso só piorou n0s últimos anos.

SETEMBRO AMARELO: MINDFULNESS E A ATENÇÃO COM A SAÚDE MENTAL

Existem diversos estudos sobre Mindfulness que se referem aos efeitos positivos da prática da atenção plena em pessoas com diagnóstico de depressão – em especial naquelas com quadros recorrentes, como prevenção de recaídas. Além de reduzir de forma significante estresse e ansiedade.

As pessoas diagnosticadas com depressão, tanto com sintomas recentes e agudos, como em quadros crônicos de longo prazo, respondem bem ao treinamento de Mindfulness, obtendo um efeito significativo na melhoria dos sintomas.

É preciso cuidar da mente

Cuidar da mente não é frescura, não é besteira. É algo essencial e ninguém deve ter vergonha de pedir ajuda.

Ter saúde mental não significa ser feliz o tempo todo, ser “good vibes only” ou não ter problemas. Todo mundo sente tristeza e frustração. Mas a prática de Mindfulness nos traz mais equilíbrio emocional para lidar com os desafios que surgem.

A prática de Mindfulness é simples, não tem ligação com religião. Ela é para todos e pode melhorar muito sua saúde (física e mental). Lembrando que a prática não substitui nenhum tratamento médico (com psiquiatra ou psicólogo), é complementar e pode potencializar os resultados do tratamento.

Vamos começar a colocar em prática? Dê uma olhada em todas as dicas sobre o tema lá no meu Instagram @mindful.luizabittencourt:

Sair da versão mobile